madrugada
(usa Gentoo)
Enviado em 10/04/2018 - 09:53h
LinuxWalker escreveu:
O próprio kde/plasma já vem bombadão de programas porque quem desenvolve esse DE supõe que users de kde não se importam em ter pacotes a mais instalados. O foco não é minimalismo e sim ter um DE completo.
IMHO, vc até pode construir um kde enxuto, mas se não souber o que está fazendo, vai ser pior, pois vai ficar sem algumas funcionalidades características desse DE, por exemplo os serviços integrados que ele oferece. Se vc não usa esses serviços não tem porquê usar kde. Se for só pelo visual, personalize lxqt que fica igualzinho (é QT também, compartilha libs, etc).
Se vc gosta de ter controle sobre o que tem instalado, sistemas minimalistas, esqueça kde, melhor usar outro DE ou WM. A distro não importa, já não faz diferença em nenhum DE, agora é praticamente tudo systemdlinux =microsoftlinux.
Linux User # 624552
Concordo plenamente, minimalismo não é o foco do KDE.
Se gosta somente dos efeitos, utilize uma DE leve com compositor, tipo o compiz ou o comptom. Ou então um WM com compton.
O espaço em disco ocupado pelos programas do kde não é muito. Mas se o que incomoda é o menu muito "poluído" devido ao excesso de aplicações, remova o que não usa.
Você pode remover o kpatience sem afetar os demais jogos do kde.