O KDE Plasma 5.6 é show, mas (parece que) carece de recursos básicos e banais.

1. O KDE Plasma 5.6 é show, mas (parece que) carece de recursos básicos e banais.

Rômulo Peixoto Remédios
rommulo9

(usa Void Linux)

Enviado em 11/06/2016 - 16:59h

Olá galera!

Já habituado ao Linux Mint 17 MATE, fiquei curioso para testar o KDE Plasma 5.x, por isso instalei o Metamorphose Linux 8.04 Panther, excelente distro, porém não consegui de jeito nenhum instalar o driver de vídeo oficial da nVidia. Sempre acusava a presença do driver Nouveau e parava por aí. E de tanto fuçar, fiz o sistema cair na tela preta... por isso optei agora pelo Kubuntu 16.04 LTS, e ele mesmo atualizou o KDE para o Plasma 5.6.

Além disso, sua integração ao Google Calendar e Agenda (KOrganizer e KOntact) me chamaram a atenção, pois com Evolution e Thunderbird minha experiência foi frustrante.

Embora o visual do Plasma seja "show de bola", esbarro em coisas que eram moleza no Mint 17 MATE.
Ou tais recursos existem e eu não descobri como ativá-los, ou não existem mesmo no KDE (e nesse caso, pontos para o Gnome). São elas:

Ausência do histórico de acessos recentes no painel esquerdo do KDialog:
Cada vez que desejo salvar uma página aberta no Firefox, Google Chrome ou outro navegador, não aparece no KDialog o "Recent files" ou "Acessados Recentemente" no painel esquerdo, a exemplo do que ocorre no Linux Mint 17 MATE.
Com o tempo descobri que há um histórico escondido num diminuto sinal de "V", no canto direito da barra de localização. De qualquer forna, no MATE o recurso é claramente apresentado no painel esquerdo.

Personalização de ícones:
No Mint 17.2 MATE é possível, por ex., alterar o ícone do arquivo "minhas_compras" para a figura de uma moeda, facilitando assim identificá-lo visualmente como lista de compras.

No Dolphin não consegui personalizar os ícones de arquivos pessoais, e nem agregar emblemas.
Posso ter 10 arquivos texto, cada um ligado a um assunto diferente, mas na pasta todos tem o mesmo ícone, aquela folhinha branca com a inscrição TXT ao centro, empobrecendo a experiência visual de se distinguir os arquivos por assunto, e não apenas pela extensão.

Da mesma forma que no Dolphin, no painel eu não consegui personalizar os ícones dos atalhos. Se houver 5 atalhos de acesso aos meus arquivos TXT de uso frequente, todos terão a mesma aparência, obrigando-me a parar o mouse sobre cada um para identificá-lo pelo nome de arquivo.
Quando posiciono o mouse para carregar "Configurações de ícone" sobre qualquer atalho na barra, o único recurso que aparece é "Atalhos de teclado".

Atalhos num piscar de olhos:
No menu do mouse (usando o Dolphin) eu não encontrei o recurso "Criar atalho" diretamente, como no Mint 17. O menu de contexto possui "Criar novo --> Link básico para arquivo ou pasta". Imagine o transtorno que isso traz quando se deseja criar atalhos para numerosas pastas e arquivos!

Bandejas de lançamento no Painel do KDE Plasma 5.6:
Depois de tanto tentar adicionar bandejas de acesso a pastas e arquivos, como fazia no Painel do Mint 17 MATE, encontrei o Widget "Lançamento Rápido", e somente dentro dele consigo personalizar os ícones dos atalhos aí adicionados.

Ao editar textos via Kate, não tem nenhum atalho para inserir data e hora no texto? O Pluma tem...

Obs.: já reeditei esta mensagem duas vezes, à medida que já encontrei por mim mesmo soluções para dúvidas anteriores.

Então usuários e fãs do KDE, espero que me ajudem na medida do possível.

Abraços.


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts