brunoper
(usa Fedora)
Enviado em 20/12/2023 - 17:00h
Boa tarde,
Criei uma máquina dual boot. Primeiro instalei o Windows 11, depois o Linux Fedora 39 workstation. Defini as configurações de boot na Bios. Durante a inicialização do computador é apresentado a tela para seleção dos sistemas operacionais de minha preferência. Defini o linux Fedora como default.
Meu arquivo //etc/default/grub está da seguinte forma:
GRUB_TIMEOUT="30"
GRUB_DISTRIBUTOR="$(sed 's, release .*$,,g' /etc/system-release)"
GRUB_DEFAULT="saved"
GRUB_DISABLE_SUBMENU="true"
GRUB_TERMINAL_OUTPUT="console"
GRUB_CMDLINE_LINUX="resume=none"
GRUB_DISABLE_RECOVERY="true"
GRUB_ENABLE_BLSCFG="true"
Ao reiniciar o sistema e entrar na seleção do grub, aparece todos os kernel's instalados e as opções de rescue do Fedora, além da versão do Windows 11 instalado no mesmo disco.
Fiz diversos testes tentando ajustar essa configuração no arquivo de grub, mencionado acima, para que aparecesse somente a última versão do kernel fedora e a opção do Windows 11. Minha ideia é excluir todos os kernel's antigos e as opções de rescue do Fedora, entretanto durante os testes não obtive sucesso.
Além dessas configurações, tambeḿ gostaria de bloquear a edição do grub durante a seleção do sistema operacional, que ao clicar na opção e do teclado abre um prompt para edição.
instalei o grub-customizer, mas na List Configuration aparece somente o Windows Boot Manager e UEFI Manager Settings, não aparece o Fedora para seleção do boot.
Alguém poderia me ajudar com isso ?
Obrigado !