removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 30/05/2020 - 11:05h
nevada escreveu:
Olá, eu sou um estudante de redes de computadores,na 3 fase e tem professores que dizem q aprender linux é o essencial na carreira, eu particulamente pretendo seguir carreira da programação, será que vale a pena eu ter um conhecimento avançado em linux ?
Obrigado pela atenção
Sendo um pouco mais abrangente, podemos dividir carreira em TI em duas "subáreas": área de gestão e área prática.
Na parte de gestão, embora seja essencial que um gestor de TI conheça os mais variados sistemas operacionais e tecnologias de forma geral, não é necessário saber linux para crescer na área, pois a tarefa principal de um gestor - resumidamente falando - é liderar uma equipe de profissionais de ti.
O gestor não precisa ter a prática que um programador ou um profissional de redes tem, mas precisa saber para que serve determinada tecnologia e entender o seu propósito. Quem implementa essas tecnologias e frameworks, é o pessoal que fica na parte prática.
Já na parte legal, ou seja, na parte prática, existem vários caminhos para seguir; programação (minha praia), redes, segurança (minha segunda praia), banco de dados, suporte, big data, etc.
Na parte prática, e de modo geral, é essencial conhecer linux, pelo menos o básico. Você não precisa ter conhecimentos avançados de linux se for trabalhar com programação ou suporte, mas já se torna obrigatório se for seguir para a área de redes e segurança.
Na programação, o mínimo necessário é saber os comandos mais básicos, como o cat, cp, mv, ssh, git, etc. Pois embora não precise utilizar Linux para programar, em algum momento vai precisar subir alguma aplicação para o servidor de produção (procedimento conhecido como "deploy") e muito provavelmente esse servidor roda alguma distribuição linux.
Outro ponto é se vc for seguir como desenvolvedor web, vai utilizar muito o terminal para auxiliar no desenvolvimento. Nesse caso, vai precisar saber um pouco mais que o básico, como por exemplo como configurar um apache e/ou nginx, saber docker, instalação de um SGDB (MySQL, PostgreSQL), etc.
Na parte de segurança, como a parte prática é focada em pentest, aqui é essencial saber muito de linux, devido as milhares de ferramentas de hacking disponíveis.