hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 23/09/2018 - 19:42h
Henrique-RJ escreveu:
@hrcerq
Não deu certo
Tentei em root no terminal o seguinte:
crontab
@reboot /usr/bin/conky
@reboot /home/henrique/removersombrapainel.sh
Essas linhas foram escritas em /var/spool/cron/crontabs mas reiniciei e nada aconteceu.
" O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2
E quando se diz que o systemd só complicou as coisas, muita gente não acredita...
Mas aqui tenho que fazer uma ressalva: você está misturando várias soluções diferentes. Para habilitar o serviço não precisa mexer com crontab. O passo a passo se resume em:
1. Criar o arquivo de serviço em /etc/systemd/system
(o nome fica a seu critério, mas escolha um nome simples, e esse nome será usado para iniciar o serviço)
2. No arquivo, inclua as sessões [Service] e [Install]
3. Na seção [Service] inclua o atributo User e defina-o para seu usuário (já que deve executar o comando com ele), e inclua também o atributo ExecStart, que deve corresponder ao comando a ser executado. Opcionalmente inclua também as opções de stop (ExecStop) e reload (ExecReload) se achar que faz sentido definir algum comando para elas. Caso contrário, não as inclua.
4. Na seção [Install] inclua o atributo WantedBy, que deve corresponder a graphical.target (já que o script tem a ver com um recurso gráfico).
5. Execute o comando systemctl daemon-reload
6. Execute o comando systemctl enable <nome do serviço>
É basicamente isso que você deve fazer para habilitar o serviço. Não tem crontab, nem update-rc nem nada do tipo. Agora, eu ainda acho que faria mais sentido usar script de inicialização de sessão do usuário (.bash_profile) para essa automatização, pois é uma configuração específica de usuário e não de sistema. Prefira soluções simples porque elas tendem a apresentar menos problemas. E qualquer coisa que não envolva o systemd será mais simples.
A propósito, se quiser validar mesmo se o comando está sendo executado ou não, defina no seu script que ele crie um arquivo no seu diretório pessoal. Você pode fazer algo assim:
date > /home/<nome do usuario>/validascript
Assim, se esse arquivo validascript tiver sido atualizado com a data e horário de inicialização do sistema, significa que o serviço está executando durante a inicialização.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/