Lançado Ubuntu 21.04

13. Re: Lançado Ubuntu 21.04

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/04/2021 - 19:41h

O Ubuntu 21.04, codinome Hirsute Hippo, é um lançamento regular e terá suporte por 9 meses, até janeiro de 2022.
Quem precisa de um ambiente estável com um tempo de suporte mais longo, recomendamos que você use o Ubuntu 20.04 LTS, que foi lançado em abril de 2020 e que terá suporte até abril de 2025.
Como disse alguém: Versões Regulares, Não LTS, são verdadeiras versões de testes , não use em máquinas de produção!



  


14. Re: Lançado Ubuntu 21.04

josinaldo
-josinaldo-

(usa KUbuntu)

Enviado em 24/04/2021 - 20:32h

Não discordo que versões LTS é sólida e confiável em ambientes corporativos.

Mas, outras questões entram em jogo na decisão do usuário, versões regulares oferecem um melhor reconhecimento /aproveitamento em Hardware mais recente. Programas atualizados também são muito bem vindos para um publico que dependa deles...

A única desvantagem é ter que reinstalar o S.0 a cada 6-9 meses. Aqui com o Ubuntu Mate 20.10, quase todas as atualizações desde seu lançamento vieram do repo "Security", sem problemas com dependências ou quebra de pacotes.

____________

*Antes da Canonical reduzir o tempo de suporte das versões "Testing", ninguém as chamava de "Testing".


15. Re: Lançado Ubuntu 21.04

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/04/2021 - 21:22h

Bom, não uso Ubuntu desde a versão 16.04 LTS na minha máquina principal. Na real, cheguei a usar a versão 18.04 LTS em um notebook de trabalho também, mas não fiquei muito tempo por conta dos Snaps, e optei por instalar o Debian 9, na época.

As únicas versões intermediárias/testes que usei em minha máquina de produção foram a 10.10 e a 14.10, ambas cheias de bugs. A experiência que tive foi suficiente para me afastar definitivamente dessas versões.

Para hardwares mais novos, geralmente existe a opção de se utilizar um kernel mais recente nas versões LTS, o que já pode resolver o problema com drivers.
E em relação a programas mais novos, isso depende mais das necessidades de cada um (não é todo mundo que precisa da última versão do libreoffice, por exemplo).
Até pq existem várias alternativas para se utilizar programas mais novos em qualquer distro, vide repositórios de terceiros, flatpaks, appimage, e snaps.

Mas enfim, tudo depende do hardware e da paciência em ficar procurando workarounds para resolver problemas de sistema.
Eu já sou mais conservador e prefiro utilizar uma distribuição que já foi exaustivamente testada e aprovada para ser utilizado como ambiente de produção; é instalar, usar os meus apps, e esquecer que existe um SO por debaixo dos panos! rs




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts