Enviado em 26/05/2008 - 19:18h
Não torne isso pessoal, estamos na mesma comunidade, apenas penso diferente de você, mas compartilhamos sim do mesmo ideal, e claro que apoio o software livre.
Creio que a diferença de opiniões é que soma, pois trocamos vivências e experiências, assim todos nós ganhamos.
Realmente discordo que o Mac seja uma caixa preta, e não sei se estamos perdendo já o foco pois o debate é sobre OS ou software livre??
Que eu saiba a versões do kernel do Mac opensource, o chamado Darwin que foi uma decisão da própria Apple, assim como ha vários softwares livres para o Mac, homologados ou não pela Apple eles estão aí, e ha uma grande comunidade que cuida disso com muito carinho.
Sabemos que o linux é uma solução completa, não coloquei isto em questão, mas também não se deve tirar o mérito do Mac, afinal ele têm sim o seu público alvo e suas aplicações são sim competitivas se não a Apple já tinha naufragado a tempos, trabalhei por vários anos com edição gráfica então acho que posso dizer com propriedade que o Mac é o melhor neste segmento.
Já o linux me da segurança, portabilidade e customização, pra mim são as principais vantagens, e são estes os motivos que me fazem usar os dois.
Não devemos tirar o mérito de softwares que têm sua licença proprietário, afinal, a liberdade também se refere ao direito do desenvolvedor(es) e corporação de definirem seu produto da maneira e licença que eles quiserem, isto também é liberdade, eu sou a favor do software livre, mas a empresas que fazem investimentos pesados na area, e querem retorno, o que eu posso fazer é definir se o produto final é a melhor opção para mim, e decidir se vou utiliza-lo ou não, é o que eu faço.
Esta aí a minha opinião.
[]'s