meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 27/11/2011 - 23:57h
Sinceramente não vejo razões para alarmes da comunidade Ubuntu, nem tampouco da comunidade Linux, pelo contrario, a perda da liderança medida em H.P.D (Hits Per Day) da versão numero 1 do Ubuntu para o Mint na minha modesta interpretação é totalmente negligenciável pois o Ubuntu não é apenas a sua versão mais tipica e padrão (standard), mas é o mesmo Ubuntu do Lubuntu em 12º lugar, do Kubuntu em 24º, do Xubuntu em 30º e o Ubuntu Studio em 42º lugar (desculpem incluir o Ubuntu Studio que não tenho certeza se é outra das versões oficiais disponíveis).
Se somarmos as leituras de pagina por dia (HPD) da versão "carro chefe", mais as outras alternativas que também são oficiais, o HPD do Ubuntu muda significativamente, conforme abaixo:
Dados do Distrowatch em 27/Nov às 23:35hs:
rank distro HPD
1 Mint 2584
2 Ubuntu 2078
12 Lubuntu 625
24 Kubuntu 382
30 Xubuntu 338
42 Ubuntu Studio 232
Total versões Ubuntu: 3655
Se adicionarmos os números HPD das distros notoriamente reconhecidas como seguidoras ou baseadas no Ubuntu, este numero será ainda maior.
O mérito de um acontecimento como este é que serve de alerta para as equipes de desenvolvimento das diversas distros, no sentido de que devem prestar atenção a opinião da comunidade de usuários, sob pena de perdas drásticas da preferencia e da base de usuários. Nenhuma distro consegue sair impunemente depois de "cometer" alterações radicais contra as opiniões da comunidade. Como sabemos que ao contrario daquelas distros desenvolvidas por grupos comunitários, as comerciais são dependentes diretas da "audiência" que geram, pois isto é o que dá valor ao espaço comercial agregado ao nome da distro, com toda a certeza vão ser feitas as alterações devidas para colocar novamente as coisas no seu devido lugar.
Com isto quem ganha na verdade é o Linux e a sua comunidade de usuários, pois não conheço 100 versões de Windows, fazendo uma briga constante pela "audiência" e popularidade como estas 100 primeiras listadas no Distrowatch, cuja qualidade mesmo baseada apenas na "audição" em HPD não seria discutível. Estão ai, possivelmente as 100 melhores, na opinião dos usuários e isto é um fato e não especulação nem "achismo".