Zoma
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 23/09/2019 - 18:50h
GRM escreveu:
Zoma escreveu:
Minha opinião é que é um distro muito instável, imatura e que só chama atenção pela beleza e nada mais. Usam a mesma tática do macOS, mas ao menos o macOS tem mais funções que vão além do design.
Sinceramente, a todo momento eles mudam alguma coisa que afeta drasticamente a usabilidade do sistema e acarreta numa reinstalação do zero da distro. Deepin já foi baseado no Ubuntu, no Debian Instável e agora Debian Estável e mesmo sendo baseado no estável, de "estável" não tem nada, pode acreditar! Já que a interface em si é muito bugada e consegue mesmo dentro do ramo estável causar problemas a curto prazo.
Por causa de tantas mudanças, de tanta instabilidade que a equipe do Manjaro largou de mão o sabor com Deepin e optou por mantê-lo no ramo instável do Manjaro. E olha que a fama do Manjaro é ser instável por ser uma distro rolling release, mas por ter tantos bugs e mudança severas a curto prazo eles resolveram abandonar o sabor da comunidade...
Acho que a interface precisa amadurecer mais e ter um foco ao invés de ficar pulando de distro em distro.
Atualmente a Huawei fez uma parceria com a empresa Wuhan Technology, mesma que criou o Deepin, para distribuir a distro em seus notebooks. A questão é: estão fazendo notebooks com altas especificações e colocando uma distro que é baseada no Debian Stable/Estável whatever... Isso acaba atrapalhando o desempenho da máquina em jogos. Ninguém vai comprar um notebook top de linha pra abrir e-mails, ver vídeos no youtube e ouvir música e sim pra fazer algo a mais, já que um computador básico ou mesmo um smartphone já faz isso.
Drivers arcaicos, kernel antigo, pacotes mais antigos que o próprio Ubuntu... Tudo isso numa máquina "nova". Não gostei. Depois não adianta reclamar se fulano instala o Windows piratão!
Eu também tenho uma certa desconfiança da distro por ser chinesa, mesmo sendo de código aberto eu não confio. Sugiro que leiam a EULA do Deepin antes de instalar.
Pois é, a distro é muito bonita, mas deixa a desejar em muitos aspectos como estabilidade, falta de foco, problemas com espelhos, ligação com o governo chinês, imaturidade. Não recomendo o uso. E sim, já fui defensor ferrenho dessa distro, mas reconheci que não vale a pena.
Cara algumas coisas que você falou(em relação ao Debian Stable)na realidade se contorna facilmente, o kernel pode ser atualizado para um mais novo pelo backports por exemplo...
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Teoricamente, você pode fazer tudo o que quiser, até mesmo adicionar ppas dentro do Debian, mas isso não significa que problemas não acontecerão a curto ou longo prazo. Você pode atualizar o kernel via backports mas nunca terá o kernel mais recente (a não ser que você compile), da mesma forma que o Debian Unstable não tem os pacotes mais recentes.
Mas atualizar certos aplicativos e kernel pode causar inconsciência na interface, instabilidade e problemas com dependências, este último mais comum se instalar um programa muito recente num sistema que tem pacotes em versões extremamente antigas, o contrário também ocorre.
Pra tapar buraco nesses problemas que criaram os snaps e flatpaks que usam tecnologia de contêineres e se "fecham" do sistema (mas trazem outros problemas consigo), evitando problemas como quebra de dependências.
Além do que, uma distro como Deepin tem que ser user-friendly (amigável ao usuário - aos leigos), pois mesmo sendo baseada no Debian, ela não é Debian! Da mesma forma que Manjaro não é Arch, mesmo tendo a base no Arch. Quem joga, quem precisa de aplicações em versões recentes, sabe muito bem que ter acesso a pacotes mais recente, além do kernel é quase uma obrigação, ainda mais numa máquina nova, com todos os componentes recém-lançados.
Debian (stable) é uma excelente distro para servidores justamente pela estabilidade, mas não é uma distro adequada para usuários de desktop que não façam nada além do básico (acessar e-mails, ver vídeos, acessar Facebook, criar planilhas, ler artigos e coisas assim). Coisa que nem de Linux, nem Windows em desktop você precisa pra fazer. Bastar ter um smartphone de entrada, nem precisa de top de linha.
Outra coisa, atualizar kernel teria que ser feito de forma amigável ao usuário, sem necessidade de terminal e comandos, visto que o Deepin é uma distro visada para usuários comuns e não nerds, geeks, devs e entusiastas. Claro que a Huawei pode adicionar modificações no Deepin para esse fim, mas atualmente, usar o Deepin para tarefas acima de básicas necessita de conhecimento, coisa que nem todo usuário tem e geralmente quem tem, digo por experiência própria não usa Deepin! A interface do Deepin não traz nada para modificá-la, é uma interface crua neste aspecto, que deixa a desejar em customização, em configurações. Só tem beleza e beleza não se põe a mesa, é preciso de outros atributos além da beleza.