terramel
(usa Debian)
Enviado em 03/09/2010 - 21:12h
annak1408: Estou com inveja de você que está pegando a ISO. Me deu vontade de testar também. Queria aproveitar e publicar sobre ela no meu blog depois de um teste, mas minha internet é um lixo. Iria demorar umas 8 horas e ainda por cima eu não conseguiria abrir nenhum outros site nesse tempo. Ah, sobre o Debian, ele é sim mais estável. Na verdade é a distro mais estável que existe, sendo mais estável também que seus derivados. Isso é pelo fato que o desenvolvimento do Debian é focado em lançar a versão estável justamente depois de vários testes. Por essa razão lançamentos oficiais de novas versões costumam demorar muito. Quando comecei a usar Linux demorava uns 3 a 5 anos cada lançamento, pelo menos pelo que me lembro. Por essa razão muita gente preferia a versão instável ou mesmo o Sid que era ainda com pacotes mais novos. Tem até mesmo uma distro chamada Sidux que tenta criar um Debian inteiramente baseado na versão Sid. Nunca testei o Sidux, mas pretendo ainda um dia qunado tiver mais tempo. Claro, por isso o Debian sempre é o sistema mais estável, apesar de ter mtas vezes versões muito antigas de alguns softwares. Por isso digo que o melhor pra servidor é o Debian e o Ubuntu ou Mint para desktop. Slackware e Gentoo são excelente para aprender mais sobre Linux. Mas o que mais gosto mesmo em distros baseadas em Debian como Debian, Ubuntu e Mint, é o APT-GET e a quantidade de pacotes nos repositórios. Isso pra mim é o melhor. Mas também gostei muito do Slackware quando o testei. O Gentoo eu gostaria de testar qunado tivesse mais tempo, mas já testei o Sabayon, que poderiamos dizer que está para gentoo como o Ubuntu está para Debian. E o Sabayon é muito fácil mesmo de usar também. No final tudo é apenas costume.
Ah, sobre interface gráfica, apoio completamente iniciativas como a do GNOBSD e tudo mais que facilite o uso de um sistema, mas sou contra distros que tentam imitar interface de Windows ou Mac, que são inferiores. Podemos ter uma interface bem melhor, mais intuitiva e do nosso jeito. Não precisamos imitar nada. Na maioria das vezes distros que imitam interfaces de outros SO acabam excluindo funcionalidades que poderiam ter. Um exemplo é o Kurumin que para deixar mais similar ao Windows, tirava as desktops virtuais. Isso pra mim é um cúmulo.... Hoje minha interface preferida é o E17. Sugiro a todos que testem. Em outro blog meu, fiz um tópico com 5 interfaces que poucos conhecem do Linux e que são bem phodonas por serem originais e lindas:
http://galacta.org/tecnologia/screenshots-impressionantes-e-originais-do-linux/
A maioridas daqueles WM são bem leves e flexíveis, dando muito poder na mão do usuário. Uma dica que gostaria de dar para a galera é que olhem aqui mesmo no VoL as screenshots de 2004 e as de hoje. Interessante que na época tinham muito mais screenshots originais do que hoje. Parece que muita gente hoje está infelizmente mexendo pouco, ou pior, apenas procurando deixar igual Mac ou Windows.
Antes de finalizar o comentário: eu faço praticamnete quase tudo no terminal. Uso E17 e tenho sempre o Guake-terminal rodando aqui. Isso pra me achar old school fodão? Claro que não. É fato que conseguimos muitas coisas mais rapidamente no terminal. Tenho aqui botões, atalhos, links, gadgets, áreas virtuais e muito mais coisas que facilitam mto o meu trabalho, mas tem coisa que tem que ser no terminal mesmo que é melhor..
Abraços
do Terrinha