Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 31/12/2010 - 09:49h
Finalmente consegui instalar e testar.
APROVADO.
Pessoalmente gostei muito da organização, cada coisa em seu lugar específico, visual discreto porém aproveitando muito bem tudo o que nossa placa de video e nosso monitor possam oferecer.
Bom reconhecimento de hardware, porém minha webcam xing-ling - embora detectada convenientemente - não funcionou, o que aliás já era de se esperar.
No meu caso específico, e por mais que eu tenha feito, o som ficou MUITO baixo (meu chipset é o famigerado VIA).
Joguei o TORCS sem me aprofundar muito, apenas para testar a jogabilidade e os gráficos. É uma corrida de carros de certa complexidade (dirigir carros envenenados exige cuidado, para não fundir o motor), que me lembra o antigo "Grand Prix" da Accolade, porém com gráficos muitíssimo refinados.
Gostei muito do fato de terem publicado resenhas no Gerenciador de Aplicativos, de forma a que o usuário possa escolher (tipo "maria-vai-com-as-outras") os que são mais cotados (e resenhados) pelos demais usuários.
É uma excelente iniciativa, de vez que novatos geralmente não sabem que aplicativo devem ou não instalar.
E tem também a opção de instalar TODOS os aplicativos do repositório (use quem quiser).
Acho uma excelente opção usar a versão DVD para instalar "Linux" para amigos e clientes.
No entanto, acho que o Linux Mint não se "parece" de forma alguma com o Windowsm exatamente pelo fato de ser "muito arrumadinho", "muito organizado".
Não estou falando mal, porém o que mais se vê (mais de 70%) em desktops Windows é aquela "doce bagunça" onde quase não se vê mais o wallpaper de tantos ícones desencontrados que os usuários vão empilhando desordenadamente.
O Linux Mint pode até permitir eventualmente que o usuário bagunce um pouco as coisas (não tentei), mas isso será um tanto difícil e, para quem gosta de bagunça, certamente ficará um pouco frustrado.
E embora eu mesmo tenha voltado para a minha distro anterior, dou os parabéns à equipe de desenvolvedores do Linux Mint.
Que continuem a trabalhar com o mesmo talento e a mesma dedicação e que o Mint possa ocupar o lugar que merece, com destaque de honra entre as distribuições Linux. Acho que o próprio Torvalds se orgulharia.
Um grande abraço a todos desta comunidade.