tipoff
(usa Nenhuma)
Enviado em 19/12/2024 - 13:56h
Carlos_Cunha escreveu:
Concordo e discordo.
Se eu entregar um PC com Windows ou Linux ou Mac, para uma pessoa que não sabe o basico , a mesma ficara perdida igual, a diferença que certas coisas são de fato mais faceis que outras quando e Windows, ele é feito assim, tanto que os principais problemas dele é por esse mesmo motivo.
Concordo em partes. Tanto Windows quanto Mac são intuitivos e não precisa abrir o terminal para fazer atividades simples do dia dia. Se a pessoa nunca teve contato com nenhum computador na vida e começa a usar o Windows ou Mac, ela vai ter algumas dificuldades de adaptação inicial, o que é normal. Todos nós tivemos esse contato inicial com o Windows ou o Mac em algum momento de nossas vidas.
A questão é que é extremamente simples a pessoa baixar um software e instalar na máquina. No começo ela pode pedir ajuda para alguém com um entendimento básico de informática para ajudá-la nos primeiros passos, mas depois a própria pessoa consegue se virar.
O Android é um ótimo exemplo. Smartphones são mais comuns do que computadores de mesa hoje em dia, e as pessoas usam normalmente. Eu não preciso ensinar meu pai de 65 anos a instalar aplicativos pela Google Play, ele mesmo se vira instalando por conta própria.
Meu pai usa Xubuntu a pelo menos 5 anos e ele nem faz ideia do que seja Linux ou Windows, pq ele so usa o PC pra navegação e uns jogos de cartas/tabileiros, ele não instala nada, ele não fuça em nada, e ta la rodando direitinho sem problema algum.... ele usa o PC umas 4 ou mais horas por dia, ele so que que funcione.
E olha que a instalação foi bem tranquila. instalei a ISO, update, instalei algumas coisas e pronto. 2 horas tava tudo pronto e continua la firme e forte ate hoje.
Se a pessoa tem um sobrinho, filho, tio ou algum parente que cuida de toda a configuração da máquina e dos softwares, realmente qualquer sistema operacional pode servir. Eu, por exemplo, poderia muito bem montar um setup com Slackware e deixá-lo prontinho para o meu pai usar. Mas, claro, isso só funcionaria porque toda vez que ele tivesse dificuldade com algo no sistema, ele iria me ligar para resolver.
Agora se vc for querer usa mil coisas e não tiver nossão nenhum do que ta fazendo, provavelmente linux será mais dificil....
A propria instalação de um Simples "software" ainda muitas vezes(não todas) de uso de terminal, e para alguém leigo ou que veio do Windows isso é uma barreira gigante.
Aqui um ponto positivo sobre instalação de softwares em si: os flatpaks estão no caminho certo, principalmente em distribuições imutáveis como o Endless OS e Fedora Silverblue, que integram flatpaks por default.
Basta abrir a lojinha e instalar. Sem terminal. Não compromete o sistema e pode remover a vontade, sem o inferno das dependências quebrando o sistema e deixando o usuário no modo texto. Esse é um ponto de melhora significativo.
Agora, no geral, falta melhorar muito.
Para usar um device bluetooth usb na máquina não é nada avançado, sabe? Tipo, ter que recompilar o kernel para ativar um módulo somente para usar um device bluetooth, acho muita sacanagem.
Era um device vagabundo e barato? Era. Era xing ling? Era. Mas no Windows funcionava. Só plugar e usar.
Eu gosto bastante de assistir séries e filmes em 1080p no meu plano da Netflix e Amazon Prime, só que com Linux só consigo assistir em 720p. No Windows funciona 1080p perfeitamente.
"Ah mas tem essa extensão aqui que resolve". Já vi essa história antes. Workarounds em cima de workarounds para fazer coisas simples. E detalhe: a extensão do firefox para 1080p deixou de funcionar a muito tempo.
Hoje não tem solução para assistir streamings populares em 1080p no Linux. E uma das alternativas sugeridas é: emular android no PC para assistir pelo app oficial.
É muita escovação de bits para fazer algo simples. Entende?
Hj em dia para pessoas que usam a PC como meu pai, de forma quase estatica LInux funciona perfeitamente, o que a uns anós atraz também nem assim seria possivel...
Houve um epoca que tentei empurar Linux para um monte de gente, mas ai era so incomodação, pq para tudo precisavam de ajuda, ai ja era casos que so queriam instalar coisas, nada de anormal, era mais complicado, uma pq precisa de muito mais mais ações, seja colocar repositorios, seja abrir o shell, e o fato que todo mundo ja usa Windows e so da 2 cliques e pronto e uma diferença gritante....
Hoje em dia só empurro Linux para quem possui uma máquina velha encostada em casa e quer sugestões do que fazer. Explico que é um processo mais técnico e que se precisar de ajuda eu ajudo.
Ajudei um amigo a instalar uma cloud privada em um desktop velho empoeirado na casa dele. Indiquei pra ele o CasaOS. Instalei e ele usa até hoje.
Eu que possui conhecimento e me viro super bem(trabalho com TI e uso diariamente Linux a mais de 10 anos), acho Linux mais facil, mas isso sou eu...
Uso mint a uns 3 anos, e instalo software novos muito pouco , pq realmente não preciso, mas quando preciso uso o terminal pra isso, em 90% do meu tempo na frente do PC(trabalho e laser) e coisas de usuario final, navegação, baixar algo, editor de texto, etc, e funciona super bem sem precisar de conhecimento avançado quero dizer.
Vou lançar a famosa frase braba do xerxelins aqui:
Chega uma hora na vida que você só quer bater o prego e não perder tempo estudando a ciência da construção de um martelo.
Também trabalho com TI. Mas nas horas vagas eu viro a chave e me transformo em usuário médio que só quer usar o computador para lazer.
Mas pra resumir, e a mesma repsosta da frase inicial, Linux e para todos e não é, acredito que dependa do tipo de usuário.
Assim quem usa Linux acha Windows limitado(não em tudo), então Windows seria ou não para todos também?!!
Com o Windows, consigo fazer praticamente qualquer coisa: jogar, assistir minhas séries com qualidade decente, usar dispositivos Bluetooth xing ling sem dor de cabeça e instalar qualquer software disponível no mercado com poucos cliques. Na minha visão, está muito longe de ser um sistema limitado.
Já no Linux, percebo muito mais limitações em quase todos os aspectos: suporte a hardware, drivers, softwares, usabilidade e jogos. É uma luta constante.
A única limitação real que vejo no Windows é a falta de personalização, o que, para a maioria das pessoas, não faz a menor diferença. Quem curte instalar temas bonitinhos, mover o painel para cima, para baixo, esquerda, direita, meio da tela, colorir o terminal e os ícones, imitar o visual do máquíós, aí sim o Linux não deixa nada a desejar nesse quesito.