elvisvinicius
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 03/01/2017 - 10:55h
Nesnte momento estou escrevendo do Windows, que instalei ontem de raiva, após sucessivas tentativas de instalar openSUSE, Ubuntu, Fedora, etc.
Nvidia superaquecendo com driver proprietário, diversas mensagens de segment fault apo´s tentar instalar alguma coisa, travamentos dos shells (Gnome ou KDE)... Se tent ousar o "sabor" XFCE, é segment fault com certeza... 2016 foi um ano irritante tentando usar Linux.
Eu sou usuário de openSUSE, mas confesso que desde a união entre a comunidade com os "engenheiros da versão comercial, a prometida distribuição "mais estável" que Debian é lenda. Ubuntu? Aquilo nem instala direito, só pela versão NET e quando vocÊ finalmente está no desktop, são diversas mensagens de erro, uma após a outra. Fedora? Funciona maravilhosamente bem na versão Live, instala na máquina e é preciso sorte pra conseguir carregaro ambiente gráfico (e estoufalando do driver de video opensource) kkkkkk.
Estou com o pendrive plugado com Arch Linux. Mais uma tentativa. Arch é legal, dá tabalho, mas tem-se muito mais controle sobre o que vai ser instalado. Oração pra nvidia dar uma trégua e não ter nenhum segment fault do pacman.
Se não, eu juro que estou começando a considerar, ou voltar pro Windows (afinal, todos os apps opensource que eu uso - menos o kdenlive - tem versão pra Windows), ou encarar o FreeBSD, e usar máquinas virtuais na falta de um app nativo do Linux que não rode no FreeBSD. Sentido pela falta da Steam.
Bom, vamos lá, quem sabe 2017 seja diferente.
Porque 2016 foi tenso, esse mundo de mudanças no Linux só trouxe dor de cabeça, e não falo só por mim, o que tenho visto de reclamações de problemas que não existiam antigamente... bons tempos os do Slackware e Debian, onde era divertido usar Linux.
Bora instalar Arch.