GilsonDeElt
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/06/2008 - 13:38h
Caras, eu tbm, quero ver piratas do Vale do Silício.
Um amigo meu já me disse que é bom, mas eu não tenho net pra baixar isso (net 56k é...)
Mas de volta ao assunto, como um bom curioso, "eletrônico" e "informático" que sou, tenho pesquisado sobre o história da informática num geral, e já achei o seguinte sobre a MicroSoft:
- realmente, não foi ela quem criou o MS-DOS, pois ela o comprou de uns universitários que haviam criado o QDOS(Quick and Dirty Operating System), e só renomearam o bicho para MS-DOS, antes de o venderem para a IBM.
-o que todo mundo já sabe, que a MicroSoft copiou a interface do Mac. Num livro do Bill Gates (acho que se chama Estrada da Informação, é algo assim), ele diz que trabalhou com o Steve Jobs, e desenvolveu alguns aplicativos gráficos para o Mac, que eram o MicroSoft Word e o Excel.
Acho que ele tbm fala que queria trazer aquele tipo de interface para o mundo dos IBM PC (e seus clones), e tempos depois surge o Windows...
- um dos programas de maior presença no Windows (que na minha opinião traz muito poucos programas para o usuário) é o Paint, e advinhem quem o criou: a MicroSoft? Não!
O velho PaintBrush foi criado por uma companhia que - se não me engano, pois faz uns dois anos que li o livro que diz isso - se chamava ZSoft Corporation. A MicroSoft comprou o PaintBrush e passou a vender a licença dele. No livro que eu li, que falava sobre programas gráficos de computador da década de 1980, o PaintBrush era um dos mais 'evoluídos' (não sei se essa é a palavra correta) programas para edição gráfica em PCs de sua época, e dos que foram explicados no livro, era o único que só funcionava se o PC tivesse um mouse (acho que você comprava o programa e ganhava o mouse de brinde, algo assim), enquanto havia um mais complexo, e que parecia ser melhor, que deixava que você desenhasse a partir do teclado mesmo.
Lembrando que esse era o PaintBrush para DOS.
Em algum lugar no meio da história - provavelmente com o lançamento do paint com o Windows, ele passou a ser o MicroSoft Paint.
- o NTFS é baseado no HPFS, sistema de arquivos desenvolvido em conjunto pela MS e pela IBM para o OS/2. Não posso dizer que ela não podia fazer isso, afinal ela também trabalhou no HPFS, mas não acho que a MicroSoft possa sair por aí dizendo que o NTFS é criação puramente sua.
E por agora é só...