removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/06/2018 - 20:23h
Honestamente, gosto de todos os ambientes, exceto o Gnome 3, só por conta do shell. Para meu modo de trabalho o gnome 3 não possui muita relevância. Ainda me dou bem com os painéis fixos. Questão de gosto pessoal mesmo. Conheço pessoas que trabalham bem com Gnome 3 e são felizes assim. ;-)
Venho utilizando Linux desde 2009. De lá pra cá as mudanças foram gigantescas e positivas. Como muita gente por aqui, a primeira distro minha foi o saudoso Kurumin com KDE. Show de bolice, como diria.
Como disse, atualmente os ambientes evoluíram muito de forma geral. Tenho ganhado grande apreço pelo Cinnamon (do Mint) e pelo KDE (todas as distros). Acho que o pessoal do KDE inclusive está fazendo um excelente trabalho. Nunca vi algo tão polido e rodando com tanta leveza.
Vamos ao que interessa depois de tanta prosa: não sairia dos debian-based pra ir po Manjaro. Por quê? Sou um entusiasta e entendo perfeitamente que as pessoas, quase que de forma geral, não querem um sistema onde elas precisem ir pro terminal e neste sentido o Mint tem ganhado muitos pontos comigo. Se por um lado as vezes você se mantem em um ambiente com softwares menos recentes, por outro isso te dá uma estabilidade tamanha. Novamente, eu consigo resolver todos os problemas que tive até hoje no mundo linux (inclusive no Manjaro e Arch), mas acredito que nem todo mundo tem o mesmo conhecimento que eu, seja por querência ou seja simplesmente por desconhecimento mesmo. E, sim, acho que as pessoas tem o direito de não quererem saber de tudo e nem podem precisar de apoio técnico todas as vezes que alguma atualização fazer o driver da placa de rede parar de funcionar ou uma atualização de kernel causar o efeito de tearing na tela do pc.
Enfim, mantenho-me nos debian-based e posso incluir aqui também fedora e opensuse, por uma questão básica: gosto de distros estáveis e que permitem manter minha máquina e de amigos 100 % disponível.
É isso, ademais se me fiz entender mal, podemos ir proseando por aqui.
abraços gerais