Grinder
(usa Slackware)
Enviado em 18/04/2015 - 15:34h
lcavalheiro escreveu:
Seu problema é um só: querer o lixo imprestável do PulseAudio (PA pros íntimos). O PA é uma camada que desnecessariamente roda em cima do ALSA, funcionando no esquema usuário > PA > ALSA > kernel. O que ele faz é pré-configurar coisas para que o usuário não precise saber o que está de fato acontecendo no sistema, e por isso tio Pat não o introduz no sistema e AlienBOB diz (e eu concordo) que o PA é o pior software já escrito para GNU/Linux. Para usar o PA no Slackware seria preciso recompilar habilitando a desgraça leprosa em todos os pacotes do sistema relacionados ao áudio, ao X, aos programas usáveis sob o X, à internet... muita coisa. Por isso usar o PA no Slackware é simplesmente uma má idéia, pois além do trabalho do cão necessário você estará instalando o PA (o que é má idéia por si só).
O ALSA requer muita configuração manual para ficar bom, verdade, mas nada que não seja realizável. Meus computadores com ALSA possuem desempenho de áudio superior e menor latência do que os computadores que usam o PA. Só que é aquilo, tem que configurar corretamente. Para tanto, duas documentações ótimas:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Advanced_Linux_Sound_Architecture (é do Arch mas funciona em qualquer distro) e
http://www.alsa-project.org/main/index.php/Main_Page (a wiki própria do ALSA).
Com relação ao Skype... ele vai ser uma dor de cabeça e tanto em qualquer cenário. Usuários do Debian dificilmente conseguem instalá-lo e coisa e tal, no Slack ele requer o apulse... Enfim, já deu pra ilustrar meu ponto.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Licenciado Pleno em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestrando em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cavalheiro.
Por incrível que pareça o PulseAudio foi problema e hoje é a solução (no meu caso). Realmente como você mesmo disse, o Slackware vem para não usar PulseAudio, tanto que eu descobri isso e recompilei todos os pacotes necessários novamente tudo na última versão e o som é PERFEITO. Porém somente em 64bits. Quando vou querer criar as compatibilidades em 32bits ferra tudo
Alsa pra mim é o problema, ele vem com configuração padrão LIXO, se eu deixo somente ALSA aqui no meu computador, todos os testes como aplay, speaker-test me mostra MONO, o mixer do Mate mostra o volume lá em cima enquanto o alsamixer mostra o volume lá embaixo. Enfim totalmente desconfigurado.
Todos os fóruns que eu leio é somente para o som funcionar, e não melhorar o som. Vejo que as pessoas são acomodadas com isso, provavelmente por falta de conhecimento ou porque não tenha uma boa placa de som e caixas de som para poder reproduzir um som cristalino ae acha que do jeito que está ouvindo está bom.
Mas eu já desisti.
Meu setup agora é Slackware64 + PulseAudio + Mate compilado para PulseAudio + apulse pro lixo do skype.
Não é do jeito que eu queria, mas enfim, meu conhecimento e paciência se esgotaram e foi o máximo que consegui.
A não ser que chegue alguém aqui do nada e me explique como configurar o alsa nos mínimos detalhes.