SnwMds
(usa Debian)
Enviado em 05/09/2019 - 23:48h
Cizordj escreveu:
Eu costumo substituir o arquivo hosts do meu Linux por este
https://github.com/stevenblack/hosts
pelo menos pra mim é o melhor método para bloquear anúncios.
<---------------------------------------------------------------->
O seu tempo é o único bem que você não recupera
Isso é bem viável, visto que não necessita de softwares de terceiros para realizar o bloqueio em si.
Lamentavelmente, essa é uma opção bem limitada quando o quesito é: bloqueio de anúncios no navegador.
Diversos websites usam scripts para exibirem anúncios (conteúdo visual). A maioria desses scripts são carregados a partir de servidores de terceiros (Google Ads, por exemplo), neste caso, o bloqueio de anúncios via ficheiro de hosts ajudaria, visto que bastaria apenas "isolar" o website/servidor de onde o conteúdo é carregado.
Em outros casos, isso não funcionaria em websites que usam scripts próprios para exibirem anúncios, tendo em conta que não é possível bloquear elementos HTML específicos usando o ficheiro de hosts.
Mesmo assim, websites ainda podem usufruir de infinitas possibilidades para exibirem anúncios e/ou coisas do gênero.
Alguns exemplos:
O website pode aplicar scripts no código HTML que testam e tentam detectar se você está usando um bloqueador de anúncios. Com essa informação, o website poderia vir à impedir que você veja o conteúdo original e também poderia vir à tentar "obrigá-lo" a desabilitar o bloqueador de anúncios caso você queira ter acesso à esse conteúdo original.
O servidor/CDN onde o website está hospedado pode vir a injetar scripts de monetização (anúncios) diretamente no código HTML do website. A CloudFlare, um dos CDNs mais usados atualmente para "proteger" websites, possibilita isso.
Resumo:
De qualquer forma, parece ser praticamente impossível conseguir se manter longe dos serviços que exibem anúncios e/ou que coletam seus dados. Quanto mais você se esforça para bloqueá-los, mais eles se esforçam para não serem bloqueados. Parece uma guerra interminável.
De um lado, temos os usuários que não aguentam mais tantos anúncios. Do outro, temos as pessoas que querem ganhar dinheiro em cima disso.
Links:
- Website que impede que um usuário veja o conteúdo original caso esteja usando um bloqueador de anúncios (também disponibiliza scripts que checam se o usuário está usando um bloqueador de anúncios, e incentiva que outros websites usem isso para "proteger sua monetização"):
http://blockadblock.com
- CDN que possibilita que os usuários injetem qualquer tipo de elemento adicional ao código HTML do website:
http://cloudflare.com