meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 19/01/2010 - 14:23h
Além daquilo que comentou o ednilton, a maior facilidade de instalação de alguma distro Linux em NoBo (Notebook) vai depender do hardware instalado e da versão do kernel que venha na distro de sua escolha.
Já vou lá pelo oitavo NoBo de uso próprio e dentre estes, instalei Linux em 4. Nos mais antigos foi mais fácil. A coisa complicou a partir do uso de gerenciadores de energia mais avançados com o ACPI, wifi e comandos de itens do hardware via software por comandos de teclado em vez de chaves controladores físicas como botão de volume dosom por exemplo.
Nos dois últimos ACER, até começar a usar distros com versões de kernel a partir da 2.6.28, era sempre obrigado a usar pelo menos dois cheat-codes (noapic noacpi) até mesmo para poder rodar a partir de mídia-live. Também precisava re-compilar o kernel com os módulos específicos da placa wifi. Agora com versões de kernel 2.6.30 e 2.6.31, já não preciso mais me preocupar com isto.
Na verdade como a velha briga pra ver quem chegou primeiro ( como o ovo ou a galinha) vai sempre seguir ocorrendo, pois virão novos itens de hardware que precisarão de módulos específicos e muitas vezes proprietários e as versões do kernel terão que ser adaptadas para apresentar suporte nativo. Até chegarem as novas versões de kernel com suporte nativo aos novos itens, o usuário terá que usar cheat-codes ou recompilar kernel e sempre garimpar pela solução.
Este NoBo Acer do qual estou postando veio com Linpus Linux, literalmente limpo, pois a versão que havia para NoBo em 2007 não tinha nem interface gráfica era só via terminal. Precisei garimpar um montão pra conseguir reconhecer, habilitar e configurar todos os itens de hardware em distros decentes para uso como ferramenta de trabalho.
A grande dica é a seguinte, se você desejar usar apenas Linux no seu novo NoBo, compre algum que já venha com alguma distro decente instalada e rodando bem com todos os itens de hardware. Jamais desinstale esta distro, pois ela vai te indicar as alternativas de módulos mais convenientes para o seu hardware. Só desinstale se você não gostar dela, depois de conseguir configurar totalmente outra distro, com todo o hardware habilitado.
Se o seu nível de ortodoxia Linux não for tão violento e você não for tão xiita a ponto de odiar mortalmente a Ms e o Gates, compre um NoBo de marca boa conforme comentou o ednilton com alguma versão nova de um dos sistemas da Ms. A diferença de preços será mínima senão zero comparando com a compra de um NoBo pelado como eu comprei. Com isto você poderá saber tudo aquilo que está contido no seu NoBo, como funciona, as características, etc, para facilitar a sua garimpagem por soluções caso você e a sua distro não consigam configurar tudo direto a partir da primeira instalação de distro Linux.
Na verdade, as ultimas gerações de portáteis, com exceção dos Netbooks, vem todos configurados para rodar algum dos windows da vida. Nos Netbooks ao contrário, já existe uma boa quantidade que só roda bem com Linux.