Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 01/12/2012 - 10:45h
Eu vejo o site do Reclame Aqui como uma referência de atendimento pós-venda.
Todo grande fabricante, comerciante ou prestador de serviços naturalmente terá um monte de reclamações.
A questão é saber como essas reclamações estão sendo tratadas pela empresa.
Por exemplo, as empresas de telefonia detém um enorme volume de
reclamações, e no entanto igualmente o maior número de
soluções em um
menor tempo.
É isso que deve ser visto.
Um excelente dado é o
percentual de pessoas que voltariam a fazer negócio com uma determinada empresa.
É exatamente essa informação que dá uma noção mais exata do grau de aceitação e satisfação do consumidor - ou de seu grau de arrependimento. Qualquer coisa acima de 80% pode ser considerada um excelente resultado,
50% já é um número preocupante, e menos do que isso já é prova de grande desleixo e desrespeito para com o cliente/consumidor.
Partimos do princípio de que quem faz uma reclamação já começa o processo em clima de total insatisfação.
Realmente se "eu" comprar um "computador XPTO" e a tecla W não estiver funcionando e o vendedor, a assistência técnica, etc. estiverem "me" enrolando, quando "eu" partir para o Reclame Aqui (ou logo para o Juizado de Causas Especiais) "eu" vou estar "cuspindo marimbondo".
Se o fabricante
conseguir "me" acalmar, certamente será através de uma solução rápida, atenciosa e sincera - e aí terá a "minha" simpatia de volta.
Somente nesse caso "eu" ajudarei a formar aquele percentual de pessoas que voltariam a fazer negócio com a XPTO.
Senão, estarei certamente ajudando a desenhar aquele "diabinho roxo" que indica que a "empresa XPTO" não tem a mínima consideração para com seus clientes.
Também por aquele percentual se pode ter uma noção sutil dos problemas de hardware, se vale a pena ou não adquirir aquele produto apesar de uma ou outra características indesejáveis.
Questão de observar uma mesma coisa, mas por vários ângulos diferentes.