Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/12/2013 - 10:34h
O caminho ideal a seguir é o seguinte:
1- Procurar obter resposta - favorável ou desfavorável -
por escrito do vendedor.
Entenda-se por "vendedor" tanto a loja que vendeu, quanto a assistência técnica, quanto o fabricante, já que a responsabilidade desses três é solidária diante do Código de Defesa do Consumidor.
2- De posse de tal documentação e mais a nota fiscal de compra, dirija-se ao PROCON e explique a situação.
Caso haja dúvidas de ordem técnica, copie todas estas postagens para demonstrar que "sistema operacional não tem a mínima probabilidade de danificar hardware" e que o defeito apresentado é proveniente de evidente "vício oculto".
O PROCON procurará inicialmente realizar uma audiência de conciliação, onde será procurada uma solução amigável entre as partes.
Não sendo possível a conciliação entre as partes, o próprio PROCON encaminhará o assunto a um Juizado de Causas Especiais.
3- Na hipótese de o assunto ser encaminhado direta ou indiretamente ao Juizado Especial, prepare-se para ter posteriormente de constituir um advogado, pois se a reclamada não tiver aceito a conciliação pura e simples, certamente fará alguma contestação, apenas para tornar obrigatória a intervenção - doravante - de um advogado e dificultar as coisas para a parte reclamante.
Isso é um truque sujo, porém legal.
Incrivelmente os Juizados têm aceito até mesmo solicitação de inversão do ônus da prova contra a parte reclamante.
Para contestar essa "aventura juridica" (que poderia morrer no nascedouro se a Justiça fosse mais atenta), será obrigatória a presença de um advogado.
Ironicamente, esses Juizados foram criados exatamente para minimizar o enorme volume de processos burocráticos, e tornar menos obrigatória a presença de um profissional do Direito.
Entretanto a prática diária nos aponta para uma direção bastante diferente.
4- Paralelamente a isso, é bom recorrer ao site Reclame Aqui
(
www.reclameaqui.com.br ), narrando o acontecido, porém sem rompantes de paixão, sem ofensas, palavróes, etc.
Procure conhecer o "ranking" da(s) reclamada(s) junto àquele site e tire suas próprias conclusões.
O Reclame Aqui é bastante criterioso, e tido quase como um "fiel da balança" para conhecermos o quanto os empresários realmente se interessam por seus clientes e pelo perfeito relacionamento para com eles.
5- Procure deixar evidente que você não quer "ficar rico", mas apenas ter o seu problema solucionado como determina o Código de Defesa do Consumidor.