lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 05/02/2016 - 23:04h
Então, eu já tive esse mesmo Dell Inspiron que você teve (queimou semana passada após quatro anos de uso fiel). A distribuição que funcionou pior nele foi Ubuntu: quatorze dias e quatorze reinstalações. Motivo: o sistema quebrava sempre que eu o atualizava. A seguir testei nele o Fedora, mas essa distro é muito Band News pro meu gosto. Depois o openSUSE: funcional, mas pesadão (ser pesadão é normal pro openSUSE, então beleza). A seguir veio o Gentoo - que distro gostosa de usar! Mas a que funcionou melhor mesmo, e acompanhou o computador até seus últimos dias - e me acompanha há dezenove anos - foi o Slackware. Literalmente todo o hardware reconhecido após a instalação.
Isso dito, Gentoo e Slackware são distros que requerem pesquisa e dedicação. Mas até aí tudo bem, se você não quiser ler manpage, pesquisar no Google um bocado e queimar os neurônios de vez em quando então NENHUMA distro servirá para você. Não existe esse papo de "ah, eu sou iniciante" porque hoje em dia GNU/Linux é mamão com açúcar. Há dezenove anos, quando eu comecei, você tinha que entender de eletrônica digital bem o bastante para trocar um CI, um capacitor ou um outro componente de alguma placa se necessário, pois só assim que você conseguia fazê-la funcionar no GNU/Linux. E o que a gente tinha de melhor na época era o IRC para tirar nossas dúvidas. Pensando bem... bons tempos. Era divertido você pegar o firmware de uma placa que você mesmo trocou um ou dois componentes e enquanto o ferro de solda esfriava (eu adoro o cheirinho de solda) você ir compilando a coisa pra funcionar na sua máquina. Até que segfaultava e você xingava deus, diabo e a torcida do Flamengo...
Para piorar, distribuições que prometem facilidade de uso costumam entregar junto os bugs mais medonhos. Gaste um tempinho lendo aqui no fórum do VOL e você verá que uns 70% dos problemas são com Ubuntu e derivados, e pelo menos um quarto deles são muito mais bisonhos do que o problema que você está tendo. Por isso minhas sugestões passam muito longe delas. Slackware e Gentoo podem exigir muito de você, mas elas entregam o que prometem: estabilidade, leveza, compatibilidade com hardware e beleza.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta