niquelnausea
(usa Arch Linux)
Enviado em 09/06/2019 - 15:42h
Bom pessoal, sou usuário iniciante do Linux, uso distribuição Linux Mint, percebi hoje usando o notebook, (Asus, Core i3 1.7Ghz, 4GB RAM) que está aquecendo mais , de quando eu usava Windows. Pesquisando vi alguns tópicos que podia ser drivers, mas quando vou atualizar os drivers pelo gerenciamento nativo do Linux, diz que já estão atualizados
windows ≠ linux no funcionamento e forma como o sistema gerencia o hardware. o windows 10 tem um sistema muito mais otimizado em relação ao 7 para notebook, o que percebo é que trabalha usando um sistema de gerenciamento de frequência do processador voltado a baixa frequência, de modo que resulta em menor desempenho, menores temperaturas e maior autonomia da bateria. no linux (entre as distros que uso ou já usei) o sistema trabalha de forma mais agressiva, tanto com frequências maiores como com o escalonador. a vantagem nesta comparação entre os sistemas esta na maior possibilidade de configurações e personalizações que existem no linux.
Teria algum programa que ajude a amenizar o superaquecimento?
sim, existem vários, de uma olhada
https://wiki.archlinux.org/index.php/CPU_frequency_scaling e nos fóruns da tua respectiva distro. um dos mais conhecidos é o tlp
https://linrunner.de/en/tlp/tlp.html
o principal item que você deveria verificar é o estado de limpeza e pasta térmica, já que 1,7ghz não deveria superaquecer, a menos que o sistema de dissipação seja ou esteja muito deficiente.
é bom ver também qual a faixa de operação de temperatura do teu processador, por exemplo, o meu atual pode operar em temperaturas próximas a 100°c em situações extremas, mas o normal é próximo a 80°c em tarefas pesadas, e 30~50°c normalmente.
meu HD é de 1TB não está particionado, interfere pro superaquecimento?
não.