rahremix
(usa Arch Linux)
Enviado em 04/01/2013 - 11:18h
O computador que eu utilizava aqui no meu serviço era um Athlon XP 2000+ (1500mhz), com 512mb de RAM e 20gb de HD; Apesar de usar e preferir o ArchLinux, testei diversas outras distros "pré-prontas" nesse equipamento, pois meu objetivo era uma distro que eu pudesse instalar e utilizar rapidamente no caso de defeito no meu HD (que já estava nas últimas).
Dentre todas as distros testadas por mim, a que se saiu melhor no "custo" x benefício foi o Sabayon com XFCE. Apesar de ser um dos mais demorados na inicialização, com o sistema rodando ele tinha um desempenho bom, uma resposta rápida, e o consumo de RAM era de ~150mb, o que para seu computador acredito ser bem mais confortável do que era no meu.
Em todo caso, recomendo que você teste diversas distros para ver qual se adapta melhor ao seu hardware, e se você quer máximo desempenho, distros como Slackware, citada pelo prof. Cavalheiro, Archlinux e Gentoo te darão maior liberdade para instalar apenas o necessário, sem nenhum programa que "roube" seu desempenho, mesmo que você não o utilize (como acontece com os *ubuntu).
Quanto ao ambiente gráfico, creio que na sua máquina o Mate rode aceitavelmente, mas se quiser mais desempenho, abrindo mão de um pouco de funcionalidade, poderá usar o XFCE, LXDE ou OpenBox.
Se você tiver a disposição e a paciência suficientes para estudar, testar, configurar, instalar e reinstalar os sistemas várias vezes, será bem fácil atingir um desempenho aceitável, mesmo para um hardware antigo.
*ps: no momento, estou rodando o ArchLinux com LXDE, num Pentium4 2.4ghz, com 512mb de RAM, e roda mais rápido que qualquer windows nesse mesmo hardware.