jcoli
(usa Debian)
Enviado em 26/08/2015 - 17:17h
O desejo de separar não é porque são descendentes de europeus, ou tem "richa" com os estado do Norte, Nordeste....
O problema é que eles arrecadam 100 de impostos que vão para o Governo Federal e retorna 30....
Isso ocorre de MG para baixo, com exceção do ES.
Quem é um pouco mais velho, como eu, ouve falar de ajuda para a seca no Nordeste desde que nasceu. Não é culpa dos nordestinos que moram lá, mas da corrupção, que sempre existiu e ninguem quer resolver esse problema, porque é uma "fonte de renda eterna", isso como exemplo. Alguém houve falar de problema de seca no Saara ou em Israel, que era tão arido quanto o agreste nordestino, mas se resolveu os problemas.
Hoje a verba para pesquisa em universidades federais vai muito mais para o norte e nordeste do que sul e sudeste. Porque lá é mais fácil desviar, isso dito por ex-professores meus, que passaram uma temporada lá. O PID é, digamos assim, direcionado mais para essas regiões (PID é uma verba que vem de empresas como as hidreeletricas, que são obrigadas a investir em programas de pesquisa e desenvolvimento em universidades cerca de 1,5% do lucro liquido).
Eu fiquei morando por 2 anos em Porto Velho, Rondonia, na construção da Usina de Santo Antonio, eu vi como são as coisas por lá, e é claro que não é culpa de quem mora lá ou nasceu lá, mas da cultura colonialista e coronelista que ainda temos no Brasil, no Sul também tem, mas em grau bem menor. Para entender e ver isso, é só estudar a familia sarney.
Não sou a favor de uma separação, mas também não concordo com o modelo atual.
Jeferson Coli
---------------------
www.tecnocoli.com.br