ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 23/02/2011 - 12:34h
Olá,
Como o sr. Tônho disse, você tem que deixar a pessoa ter acesso físico ao seu PC. Além disso, mesmo que o programa estivesse no seu pendrive e você não soubesse, não aconteceria nada pois no Linux eles não são executados automaticamente (e até a M$ aprendeu isso com o Windows XP e Vista).
Uma coisa interessante que acontece no Ubuntu, por exemplo, e que pode ser entendido como vulnerabilidade, é o fato de que você pode acessar o sistema como superusuário mesmo sem ter nenhuma senha. Como faz isso? Reinicie o PC, e pressione a tecla "shift" até aparecer as opções do Grub 2. Escolha uma opção com "Recovery System" (eu acho) e depois escolha para iniciar um terminal do Root (deve estar tudo em inglês), com rede ou sem rede, tanto faz. Depois de escolhido isso, o sistema vai ter dar o prompt do root e você pode fazer o que quiser: mudar a senha do usuário normal, deletar arquivos, destruir o sistema; QUALQUER COISA MESMO!
Existe como contornar isso? Sim. Numa sessão qualquer, abra um terminal execute "sudo passwd root" e crie uma senha para o root. Depois disso, se tentar novamente o procedimento acima, o sistema passará a pedir a senha do root.
ATENÇÃO: Só crie a senha do root se achar extremamente necessário. Por exemplo, se for um computador do trabalho e você não sabe quem usa. Se for em casa, onde você sabe quem usa e quem não usa o PC (e tem certeza que ninguém sabe usar o Linux), é melhor deixar como está, para não correr o risco depois de precisar usar a conta do root e ter esquecido a senha.
A permissão de acesso físico ao sistema pode sempre ser perigosa. Os seus arquivos normais, que podem ser muito importantes pra você, podem ser deletados numa sessão normal. Então, se alguém, que nem sabe usar o sistema for usar o aMSN e fizer uma
[*****], pode apagar todos os seus arquivos. Por isso, esse bom controlar quem tem acesso ao seu PC.
Abraços.