pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 11/12/2011 - 19:06h
Realmente, a Apple começou a vender seus computadores "fechados" com processadores da Motorola, mas já faz alguns anos que ela os vende com processadores da Intel.
Aliás, acho que a Motorola não fabrica mais processadores, tendo vendido sua fábrica (não tenho certeza desse fato, mas sei que a cada mudança na tecnologia dos processadores o investimento nas fábricas é absurdo, chegando à casa do "bilhão" de dólares).
E a Motorola que ora briga com a Apple tem novo dono, o Google, que vem sendo "provocado" pela empresa da Maçã por conta do Android.
Para quem não acompanhou as notícias, a verdade é que o Google, a Apple e a Microsoft estão certos de que o mercado vai virar para os telefones celulares "inteligentes" e os tablets. Para os três grandes da tecnologia, os computadores (desktops) e os notebooks serão um mercado secundário em pouco tempo.
Por conta disso, a Apple iniciou uma guerra de patentes com o objetivo de tirar do mercado o Android, tanto em telefones como em tablets.
A Microsoft, por um lado, reforça a guerra contra o Android usando suas patentes diretamente contra os fabricantes que fazem acordos com o Google. Por outro, vai usar a Nokia para tentar dominar o mercado de telefones, contando com a força do nome e marca "Windows". Finalmente, a empresa do tio Bill está lançando o Windows 8 para sistemas ARM como forma de "entrar" no mercado de tablets.
O Google, tentando se defender porque está sendo atacado por todos os lados, comprou a Motorola, que detém um absurdo número de patentes em telefonia celular. Dinheiro não falta ao Google, mas ele também não é problema para a Apple e a Microsoft, e por conta disso a guerra já declarada e em andamento entre as três será sangrenta.