eduardo
(usa Linux Mint)
Enviado em 05/05/2014 - 10:24h
Cara, tu continua batendo na mesma tecla, só que teu pensamento não dá base pro teu argumento. Deixa eu explicar:
thiago____7 escreveu:
As coisas eram armazenadas antes do Marco Civil? Sim eram. "Mas nada que um desconectar e conectar não resolvesse." Rapidamente esses dados eram descartados e rapidamente seu espaço ocupado era disponibilizado para outra escrita.
A questão agora é que todos, todos somos tratados como criminosos. O que antes tinha que passar pela justiça para se começar a registrar, hoje não mais será necessário, porque todos serão tratados como criminosos, porque isso só erá feito com bandido,agora é com toda a população.
Quem disse que um "desconectar e conectar" resolvia alguma coisa? Hoje tu ainda tem a possibilidade de fazer o mesmo, sabia? Como que hoje está diferente? A única diferença agora é a obrigação! Ou seja, agora os provedores de acesso são obrigados a guardar logs de acesso (NÃO CONTEÚDO, isso quem dever fazer é o provedor de conteúdo). Isso significa que antes eles não poderiam fazer isso? Não. Antes eles poderiam fazer o que quisessem. Não havia um lei específica para a internet regulamentando isso. Se os provedores quisessem, poderiam guardar seu log, sem problemas. Eles faziam isso? Provavelmente não. Por que? Porque guardar milhões de logs custa caro! Por esse motivo que o Marco Civil mais ataca provedores que os usuários. Tu acha que os provedores estão felizes em ter que guardar a informação que o IP X na porta Y acessou o IP W na porta Z no dia tal às tais horas? Eles querem mais é que se exploda teu logs. Então, falar que antes você estava protegido, é uma tremenda falácia. Agora eles são obrigados, mas sempre tiveram a liberdade de fazer.
E o que falar do provedor de conteúdo? Você acha que antes eles não guardavam informações? Se não falarmos em provedor, mas um simples blog, através do Analytics é possível saber o IP que acessou, o navegador, resolução de tela, e muitas outras informações. Tua privacidade já estava liberada muito antes do Marco Civil. "Ah, mas ninguém sabia que era eu". Tem certeza?
Se bem que citar o Analytics não é grande coisa, mas é só pra demonstrar que até o "sobrinho" tem capacidade de saber o que tu acessa. Mas vamos lá, com os provedores de acesso guardando quem acessou, agora é possível cruzar informações. E vem a melhor parte: os logs de acesso só podem ser entregues mediante ordem judicial. Isso significa que eles não vão se importar de cruzar logs para saber que é tu que fica acessando o XVideos e consumindo um monte de banda, mas sim descobrir quem é o pedófilo que está baixando pornografia infantil. Quanto à questão da privacidade, você tem a mesma privacidade que tinha antes. Os logs devem ser mantidos em sigilo! Do contrário, estão infringindo a lei.
Vamos para outro ponto: a Dilma quer ver o que eu acesso. Viu sobre a questão da ordem judicial? Bom, se ela tem, ela pode. Se ela não tem, ela está infringindo a lei. Processa ela. Simples assim. (ela assinou a lei, inclusive. Se ela não leu os "Termos de Uso" do Marco Civil, problema é dela)
Mais um ponto: censura, política, vocês todos são militantes políticos mimimi. O único que está falando isso é você! "Ah, porque o CGI é do governo". Hm... vamos dizer que sim e que o governo controla o CGI. Olhando a estrutura que o NIC.br tem (PTT), que grande parte da internet brasileira usa, tu acha que eles precisariam de um Marco Civil pra isso? Eles controlam o Registro.br, os DNSs brasileiros. Cara, isso não é argumento. Se fosse, eles já estariam fazendo a tempo!
Deixa eu contar pra ti uma história verídica pra ti entender como teu pensamento político é perigoso. Aconteceu que uma pessoa se hospedou em um hotel aqui da região. Ele tentou acessar o site de um tal político anti-PT (também não gosto do PT, mas esse cara me deu nojo) usando a rede do hotel e foi surpreendido com aviso de Acesso Proibido. Motivo? Warez. (o site do cara é um blogspot tipo de notícias). O que o hóspede fez? Xingou muito no twitter. Ou melhor, mandou um e-mail de repúdio para o hotel com cópia pro político. O político colocou o e-mail no sitezinho dele, difamando o hotel. O que o e-mail dizia? "O hotel PTista está fazendo censura". Agora vamos para a parte onde damos risada da cara desses fanáticos políticos que não possuem um pingo de cultura, e podemos dizer para eles "vocês tem sorte que o hotel pediu desculpas e deixou por assim, porque renderia um belo processo por calúnia e difamação". O hotel possui um proxy que realiza bloqueios de sites para averiguar a segurança da rede. Porém, a tal lista warez possuía o blogspot.com como bloqueado (por que será, né?). Por descuido, o blogspot.com acabou sendo bloqueado para toda a rede dos hóspedes. Ou seja, nem o blog da luluzinhaptista teria acesso. O que foi um descuido nas liberações de sites do administrador foi considerado censura por alguns bitolados. Tá vendo o que acontece quando achamos que TUDO tem a ver com política? O hotel não fez censura nenhuma! Simplesmente esqueceram de libera os blogs da galera. (me admira o tal político usar blogspot. Que piada!).
Enquanto você se preocupa que o governo vai fazer censura em cima de uma lei que tem como objetivo regulamentar a internet, outros estão olhando para questões como neutralidade da rede, ter um serviço de melhor qualidade, entre outros, que o Marco Civil tenta regulamentar.
Agora, deixa eu dar a minha opinião sobre o Marco Civil, porque o fiz até então foi tentar te mostrar um outro lado, analisando tecnicamente a situação, e não politicamente.
O Marco Civil vai fazer alguma diferença pra mim, como usuário? Não. Nem pra bom e nem pra ruim. Sou usuário doméstico e vou continuar fazendo as mesmas coisas de sempre.
Agora, trabalho em uma empresa que é provedor. O Marco Civil faz alguma diferença? Sim, e muito. Pra pior! O Marco Civil protege demais o usuário. Provedores de acesso estão de mãos atadas. Investir em mais estrutura, sem contar nos "direitos do usuário", que dificultam muito mais a vida dos provedores. Sem falar do fim do IPv4, que as teles ainda não disponibilizam IPv6, e com IPv4 vai ficar difícil guardar os tais logs. Já pensou a polícia federal bater na porta do provedor e dizer que quer saber qual cliente que fez besteira e o provedor não saber quem foi? Apreendem os servidores e já eras, sem falar em acusação de obstrução da justiça.
É meu amigo, o Marco Civil é uma coisa boa E ruim ao mesmo tempo, mas para nós, profissionais da tecnologia, vai muito além das ideologias políticas que tu tá tanto preocupado.
Ps: tenho certeza que tu vai responder refutando todo meu comentário, dizendo que eu não entendo nada, que eu estou cego, que eu não vejo textos dos blogs, nem vídeos do Otário e outros, que eu não estudo, que eu sou um brasileiro "manipulado", que eu sou do PT (sendo que disse que não gosto do PT), que eu amo a Dilma e muitas outras coisas. Tudo bem, não vou ficar ofendido, mas abre tua cabeça um pouco também e pensa que existem os dois lados da moeda.