albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 21/03/2015 - 17:10h
Como conhecí Linux?
Bom eu sempre conto....
me interesso por computação a muito tempo. Tive um TK85! faz muito tempo tempo...
quando fui trabalhar na USP, conheci computadores grandes (usavam um disquete de 8 polegadas!) e depois os Exato Prológica
e os XT (a USP comprou 4... custavam como um carro usado...) (Esses XT usavam disquetes de 5 1/4, monitor CGA monocromático e os primeiros nem tinham HDD).
depois usei AT, 286 etc...
Quando a Internet começou, na USP, esses micros eram conectados a grandes mainframes sediados em São Paulo ( eram supercomputadores, como Cray).
Nesses comps (via micro,tipo terminal), eu fazia calculos químicos e os SOs eram VM-CMS e>>>>>>> (AQUI COMEÇA A HISTÓRIA LINUX)
UNIX
Depois a faculdade comprou umas workstations que também usavam UNix, isso foi por volta de 1988.
Porque eu mexia com UNIX, quando o Linus desenvolveu o Linux (1992) eu fiquei curioso, porque parecia com Unix. Quando a USP começou a usar Debian, lá fui eu, me aventurar por Debian.... Levei 4 mêses para por o Debian funcionando. Slackware? era difícil!
Nem conseguí instalar Slackware daquela época, era para quem podia,não para quem queria... rrsrsrs
mesmo Debian, quase não era uma Distro, eram muitos e muitos pacotes que precisavam ser instalados todos. Até para montar um CDROM, tinha de usar comando mount.
Assim fui indo, mas tinha poucos aplicativos Linux. Porisso parei com Linux e continuei usando Unix, DOS e Windows (que começava, nos 386)
Quando apareceram as "Distros" eu usei um tempo Mandrake e depois Conectiva.... Mas ainda tinha pouca coisa Linux. Parei e só voltei quando ví o Kurumin. Aí Linux se tornava fácil, com o Kurumim. Usei Kurumin, depois MAndriva, e comecei a testar tudo o que achava de distro.
Minhas favoritas se tornaram o Mandriva e o openSUSE, aí descobrí o Sabayon (a quase 8 anos). Sabayon me pôs curioso de usar Gentoo. Hoje uso Sabayon (continua a favorita) e de vez em quando uso Gentoo, OpenMandriva, Mageia e openSUSE.
Minhas Distros prediletas são todas RPM ou baseadas em Gentoo. Já não uso Distros tipo Debian, gosto menos.
Este é um resumo da minha história, em Linux e computação. lá se vão uns 25 anos, mas com Linux e Software Livre para valer são uns 8 anos, embora eu já conhecesse um pouquinho de Linux e de Unix (Unix não é software livre, e proprietário) antes disso
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.