Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

13. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 21/03/2015 - 19:58h

albfneto escreveu:

Como conhecí Linux?
Bom eu sempre conto....
me interesso por computação a muito tempo. Tive um TK85! faz muito tempo tempo...
quando fui trabalhar na USP, conheci computadores grandes (usavam um disquete de 8 polegadas!) e depois os Exato Prológica
e os XT (a USP comprou 4... custavam como um carro usado...) (Esses XT usavam disquetes de 5 1/4, monitor CGA monocromático e os primeiros nem tinham HDD).
depois usei AT, 286 etc...
Quando a Internet começou, na USP, esses micros eram conectados a grandes mainframes sediados em São Paulo ( eram supercomputadores, como Cray).
Nesses comps (via micro,tipo terminal), eu fazia calculos químicos e os SOs eram VM-CMS e>>>>>>> (AQUI COMEÇA A HISTÓRIA LINUX)

UNIX

Depois a faculdade comprou umas workstations que também usavam UNix, isso foi por volta de 1988.

Porque eu mexia com UNIX, quando o Linus desenvolveu o Linux (1992) eu fiquei curioso, porque parecia com Unix. Quando a USP começou a usar Debian, lá fui eu, me aventurar por Debian.... Levei 4 mêses para por o Debian funcionando. Slackware? era difícil!

Nem conseguí instalar Slackware daquela época, era para quem podia,não para quem queria... rrsrsrs

mesmo Debian, quase não era uma Distro, eram muitos e muitos pacotes que precisavam ser instalados todos. Até para montar um CDROM, tinha de usar comando mount.

Assim fui indo, mas tinha poucos aplicativos Linux. Porisso parei com Linux e continuei usando Unix, DOS e Windows (que começava, nos 386)

Quando apareceram as "Distros" eu usei um tempo Mandrake e depois Conectiva.... Mas ainda tinha pouca coisa Linux. Parei e só voltei quando ví o Kurumin. Aí Linux se tornava fácil, com o Kurumim. Usei Kurumin, depois MAndriva, e comecei a testar tudo o que achava de distro.

Minhas favoritas se tornaram o Mandriva e o openSUSE, aí descobrí o Sabayon (a quase 8 anos). Sabayon me pôs curioso de usar Gentoo. Hoje uso Sabayon (continua a favorita) e de vez em quando uso Gentoo, OpenMandriva, Mageia e openSUSE.

Minhas Distros prediletas são todas RPM ou baseadas em Gentoo. Já não uso Distros tipo Debian, gosto menos.

Este é um resumo da minha história, em Linux e computação. lá se vão uns 25 anos, mas com Linux e Software Livre para valer são uns 8 anos, embora eu já conhecesse um pouquinho de Linux e de Unix (Unix não é software livre, e proprietário) antes disso

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Eita! Interessante a história, muito longa! (Risos!)

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.


  


14. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 21/03/2015 - 20:09h

albfneto escreveu:

A pergunta do nosso jovem colega se transformou num tópico sôbre a história do Linux, da Computação e da Internet.
É assim,mesmo, Angelo, legal, Aqui no VOL tem gente jovem como você mas tem vários antigos "Dinossauros" da Computação, Gentoistas, Slackers da velha escola etc....

Obrigado! Sempre mexi em informática, já que eu sou muito religioso e me lembro de algumas vidas passadas que eu mexia em informática, em idades semelhantes, acho que a informática, especialmente em software livre e HTML e CSS, são artes para mim.
O Linux é derivado do Minix, um clone em software livre do Unix. Por isto o Linux se parece com Unix, enquanto na verdade o Linux é uma remasterização do Minix.
Mas, para mim, desde o Minix (e aquelas máquinas simples), até os sistemas operacionais atuais e as máquinas modernas, consigo mexer com facilidade.
Você afirmou que foi dificíl a instalação do Slack naquela época? Eu acho que até a de hoje é do mesmo jeito dificíl (risos)!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.


15. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 21/03/2015 - 20:22h

jbaf escreveu:

albfneto escreveu:

pois é lembra dos "enormes" HDDs de 3, 4 e depois 10 MEGA (não é Giga, é Mega,mesmo!)....

Se chamavam.... "Winchester". Não eram discos, eram tipo "panelas" com uma camada magnética e as cabeças deslizavam na parede interna dessas panelas.

Tinha um XT, acho que era da Prológica, que quando se ligava, tinha de esperar...

"Esperando o Winchester atingir a Velocidade correta"....

Monitor EGA (não era VGA não!) monocromático laranja...

Memórias DIMM e EDO RAM , lembra? Para compilar algo era um custo... vc tinha que fazer RAMDRIVE e ainda torcer, rezar, para não encher a RAM e travar tudo! rsrsrsr!

lembra? e os parqueadores de cabeças? e os compressores, os dobradores de disco rígido?
vc comprimia para poder caber mais coisa, pq os winchester estavam ficando relativamente pequenos na época dos DOS 5 e 6...

mesmo na USP, quando internet começou, era linha discada e modens de 7200 e 9600 (não de 28000 ou 52000)! Para baixar 3 disquetes de 1.44 levava 2 a 3 DIAS! rsrsrsr

Mesmo já com Internet. recurso gráfico:? quase nada, tinha PC-Shell, PC-Tools. Navegador de Rede? Minuet (navegador para DOS, cheguei a usar), cliente de email era Pine, e tudo em DOS ou UNIX.

Nesses primórdios da Internet, usávamos protocolos Telnet, Whois, eu usei bastante FTP de comando etc....

e havia coisas que só os Dinossauros recordam... BBS, Newsgroups da USENET e muitos emails eram centralizados na BITNET.

Foto? Música? Baixar e salvar antes de assistir ou ouvir

e vídeo? era de "soquinho" que reproduzia, mesmo em 386. rsrsrrsrsrsrs

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.pois


Boa noite,

Ooooo se me lembro!!! Falo Winchester até hoje kkk. Se lembra do" pentao" de memória do XT. kkk kkk nem mais me lembro do nome certo!!! Ooo bicho pesado.... telas verdes cga, monocromática, ega. Compressores etc...lembro sim, fala sério, não era feliz e não sabia?? Se pudesse viver tudo isso de novo, não pensaria duas vezes Alberto. Abraços,

Até. ..


Eita! Por mim é bom tudo ficar do jeito que está! (Risos!). E até hoje existem HDs modernos que são como as panelonas daquela época (risos)! São tão grandes que nem cabem dentro do gabinete!
Na minha opinião é melhor como está hoje: Temos a linha de comando e o ambiente gráfico e eu uso os dois ao mesmo momento; acessando o Terminal no Konsole do TDE. Todo dia eu uso o Konsole, no ambiente gráfico. Os monitores LCDs são melhores, e os CPUs e os suportes.
As máquinas de hoje são muito evoluidas. Mas, eu adimiro bastante as máquinas das décadas de 70/80.
O ambiente gráfico que tenho por preferido no mundo GNU/Linux é o KDE 3.x, mas como é dificíl encontrar um repositório que a contenha, eu uso o Trinity Desktop Environment, que é um fork atual daquela versão antiga do KDE. E o Linux também é muito bom hoje!
Obs: Mas, acho que seria bastante legal de usar monitores VGA hoje! Mas os VGA em LCD são evoluidos e ocupam menos espaço!
Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.


16. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 22/03/2015 - 15:51h

Para mim, eu gosto de tudo. Tanto comandos como as interfaces gráficas.
Uma sugestão, se quer testar a interface gráfica (hoje, leve) primeira, clássica dos dinossauros, dá uma olhada aqui no VOL e em outros sites, no Window Maker.
Eu e o Cavalheiro, o Luís, temos artigos aqui sôbre ele. Eu usei muito, uso ainda, gosto.

Um esclarecimento técnico.... O Minix não é um clone do Unix, e de uma certa forma o Linux não é um clone do Minix.

O Unix existe desde 1969, por aí e é um sistema proprietário, acho que da ATT Bell Company.
Está muito aperfeiçoado e ainda é usado por pesquisadores, e para aplicações tecnicas: Internet, desenvolvimento de dispositivos portáteis etc...

entre os anos de 1980 e 1992 (quando o Linux Torvalds fez o Linux) era o sistema operacional padrão nos mainframes e nas workstations da Sun, nas naves espaciais etc...

. Hoje, se usa muito mais Linux, do que Unix, nos supercomputadores. Isso devido ao tamanho do SO e seus recursos, veja abaixo.

O Minix não é um clone do Unix... é uma simplificação dele.... é menor que o Unix e se caracteriza por ter kernel pequeno, chamado microkernel. Foi feito pelo programador Andrew Tannembaum

O Linux é uma modificação aumentada e até melhorada do Minix, mas até hoje Tannembaum e o Linux Torvalds discutem sôbre o Kernel ( o do Linux é monolítico). Para tannembaum, o kernel linux é desnecessáriamente inchado...

mas ele é inchado para reconhecer todos os hardwares diferentes, dos diferentes micros.

Tannembaum acha que seria mais vantajoso compilar o kernel minix para um hardware em particular, onde o Minix está instalado, e não usar um kernel grandão cheio de coisas.

Mas num PC, Minix seria pouco prático e exigiria um trabalhão para ser configurado.

Na realidade não é fácil, ex num micro, vc trabalhar com Minix. o reconhecimento de hardware tá longe de ser perfeito.

Por causa de seu uso crescente e maior, nos últimos anos, o Linux está muito mais elaborado, maior e mais poderoso que o Minix e mesmo que o Unix.

Se quiser provar um Unix, tente usar um SO tipo BSD, mas não espere o mesmo reconhecimento de hardware fácil do Linux.

Até os sistemas de Arquivos, além do Kernel, são diferentes. Apenas os comandos de Linux, Unix e Minix são parecidos.

Resumindo Unix é um sistema proprietário, do qual deriva o Minix (mais simplicado que o Unix). Já o Linux é uma modificação, ampliada do Minix e atualmente, Linux é muito maior, tem muitos mais recursos que o Minix e mesmo o Unix atual.

Sôbre Slackware.... o de hoje é muito mais fácil.... tá menos difícil do que Gentoo ou Arch, por exemplo.

Naquela época, tudo manual, era pegar todos os pacotes em disquetes, ou em CD (montando o CDROM, senão não lia), fazer partição com comandos, fazer os diretórios, estrutura etc... uma trabalheira...

e bem no começo? de uma certa forma, no brasil em 1992, muitos micros não tinha net... e live CD? nem pensar! rsrsrsr

um dos primeiros CD Live foi o Mandrake (um linux francês, depois juntado com um brasileiro, o Conectiva, formando o Mandriva, hoje OpenMandriva)
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


17. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 22/03/2015 - 18:37h

albfneto escreveu:
Para mim, eu gosto de tudo. Tanto comandos como as interfaces gráficas.
Uma sugestão, se quer testar a interface gráfica (hoje, leve) primeira, clássica dos dinossauros, dá uma olhada aqui no VOL e em outros sites, no Window Maker.
Eu e o Cavalheiro, o Luís, temos artigos aqui sôbre ele. Eu usei muito, uso ainda, gosto.

Concordo!


Um esclarecimento técnico.... O Minix não é um clone do Unix, e de uma certa forma o Linux não é um clone do Minix.

O Unix existe desde 1969, por aí e é um sistema proprietário, acho que da ATT Bell Company.
Está muito aperfeiçoado e ainda é usado por pesquisadores, e para aplicações tecnicas: Internet, desenvolvimento de dispositivos portáteis etc...

entre os anos de 1980 e 1992 (quando o Linux Torvalds fez o Linux) era o sistema operacional padrão nos mainframes e nas workstations da Sun, nas naves espaciais etc...

Hoje, se usa muito mais Linux, do que Unix, nos supercomputadores. Isso devido ao tamanho do SO e seus recursos, veja abaixo.

O Minix não é um clone do Unix... é uma simplificação dele.... é menor que o Unix e se caracteriza por ter kernel pequeno, chamado microkernel. Foi feito pelo programador Andrew Tannembaum

O Linux é uma modificação aumentada e até melhorada do Minix, mas até hoje Tannembaum e o Linux Torvalds discutem sôbre o Kernel ( o do Linux é monolítico). Para tannembaum, o kernel linux é desnecessáriamente inchado...

Na realidade não é fácil, ex num micro, vc trabalhar com Minix. o reconhecimento de hardware tá longe de ser perfeito.

Por causa de seu uso crescente e maior, nos últimos anos, o Linux está muito mais elaborado, maior e mais poderoso que o Minix e mesmo que o Unix.

Se quiser provar um Unix, tente usar um SO tipo BSD, mas não espere o mesmo reconhecimento de hardware fácil do Linux.

Até os sistemas de Arquivos, além do Kernel, são diferentes. Apenas os comandos de Linux, Unix e Minix são parecidos.

Sei que o Minix é o Unix simplificado. Porém, foi copiado do codigo fonte e simplificado em menos linhas, já que na época o Unix tinha o código aberto. Então, na minha opinião o Minix é feito baseado no codigo-fonte e simplificando o Unix, porém, em código livre. E eu pensava na minha opinião que o Minix era um clone em software livre do Unix, porém melhorando-o. É, você tem razão; Não é um clone do Unix e sim um Unix melhorado. E o Linux é um Minix "melhor" do que o Minix, como disse o Linus Torvalds.
Porém, na minha opinião por experiências próprias, o Bodhi Linux (Ubuntu 13.00 LTS) é o SO Linux que tem o mais fácil conhecimento de hardware.
Sôbre Slackware.... o de hoje é muito mais fácil.... tá menos difícil do que Gentoo ou Arch, por exemplo.

Naquela época, tudo manual, era pegar todos os pacotes em disquetes, ou em CD (montando o CDROM, senão não lia), fazer partição com comandos, fazer os diretórios, estrutura etc... uma trabalheira...

e bem no começo? de uma certa forma, no brasil em 1992, muitos micros não tinha net... e live CD? nem pensar! rsrsrsr

um dos primeiros CD Live foi o Mandrake (um linux francês, depois juntado com um brasileiro, o Conectiva, formando o Mandriva, hoje OpenMandriva)

Com certeza a instalação do Slack de hoje é mais fácil do que a daquela época. Nem consegui instalar o Slack direito! Nunca experimentei Gentoo ou Arch, qualquer dia desses eu tento!
Porém, sinto como se fosse a mesma instalação do Slack daquela época, porém moderna e levemente facilitada! Mas a paciência exigida para a instalação é a mesma! Com a mesma dificuldade.
Era complicado mesmo porque não tinha net... Aqui no Brasil, a internet é moderna, mas se for à outros continentes, é uma das invenções mais antigas!

Você tem razão, este tópico passou à abordar a história da computação! E todos trocam ideias, o que é bom! Eu, mesmo, cheguei à usar em 2004 e 2005 (ainda me lembro!) com "ruindows" 98, que estava um pouco ultrapassado para a época!
Em 2009, num computador mais moderno e da época... Não era meu, mas eu usava ruindows (Windows) XP, e eu depois atualizei para o WIndows 7... Em 2011, eu já tinha PC (personal computer/ Tradução: Computador pessoal, ou em Português: CP) moderno e meu mesmo, e eu já pensei em mudar para o Linux... Em 2014 decidi mudar para Linux e descobri o software livre! E até hoje, aqui estou no Linux, no mundo do software livre!

OBS: Eu já quis usar sistemas operacionais do tipo Unix, só que nunca consegui baixá-los... Eu já quis só para testar, mesmo. Mas conforme sua descrição acerca do Unix e do Minix, já não estou me interessando mais em usar um FreeBSD ou um Minix! Mas, qualquer dia eu tento! E pensar que eu já quis migrar para o FreeBSD! Prefiro permanecer no Linux, mesmo... Quem saiba um dia eu melhore o Linux (risos), o que é pouco provavél!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.


18. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 23/03/2015 - 09:13h

nada impede que vc para testes, aprendizagem, instale Minix, ou Unix, ou FreeBSD. Tem procedimentos da net.
não procurei especificamente, mas acho que dá para baixar Unix.
no caso dos que eu usava, eles já estavam na máquina, préviamente instalados no mainframe, e eu usava o micro como um terminal burro, mas eu não era o administrador do SO, não, apenas um usuário,pq não sou profissional de TI, sou químico.
o que eu quis dizer é que não espere do Minix, do Unix, mesmo do FreeBSD uma instalação gráfica bonitinha, um kernel que reconheça tudo etc...
Ou seja, eles são "gerais", não foram feitos para PC de casa, exatamente, não é como um live CD...
é que Linux também foi assim...
Não é que na época antiga eu tive trabalho para instalar slackware. Na realidade, não conseguí mesmoinstalar slackware (os novos sim!) e mesmo o Debian antigo... levei 4 mêses! rsrsrs
nem o Debian gravado no CD lia... precisava montar o CDROM com comando mount.. rsrrsrsr e siau pela rede caçando os pacotes necessários. Mas isso foi no ano 1994, 1995 por aí,ou seja Linux tinha no máximo uns dois anos ou três.
Eu tinha acesso pq trabalhava (ainda trabalho) na USP, mas não existia Linux prontinho, Live naquela época.
Ou seja, o Linux daquela época era tudo manual, como hoje são de certa forma o Minix e o Unix.
Atualmente, não uso mais slackware, prefiro as distros tipo RPM e Gentoo, mas se vc quiser testar slackware, é um ótimo linux, é o mais "Unix Like" dos Linux.
Eu lembro da Tecnologia antiga,até tenho saudades, mas também sei que Tecnologia é como Ciência.
Ela não volta para trás. Alguns Linuxers gostavam muito dos tempos da tela preta, mas com os Linux de hoje, pode-se fazer muito mais coisas e mais eficientemente do que naquela época.
Nesses tempos atuais de Tablets, Smartphones, armazenamento em nuvem etc..., claro que os tempos da tela preta não voltarão.
mas até hoje, por ex, eu não costumo navegar na rede, fazer buscas num celular ou tablet. aquela tela pequena,teclado pequeno etc... não acho prático. eu ando na rua com o celular fora da net, não costumo ficar conectado o tempo todo.
Net em celular é para mandar um email urgente, para um whatsapp rápido. Quando vc quer compilar algo ou se precisa de muito processamento, nada como um bom desktop grandão.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux,Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


19. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Diego Silva
bleckout

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/03/2015 - 10:59h

Boa tarde amigos, tenho 22 anos.

Vim me aprofundar um pouco tarde no universo Linux, isso foi recentemente no começo de 2014.

Contudo eu já tive alguns contatos bem básicos(Navegar na internet, usar o "paint" e etc.) com o Linux Kurumin e openSUSE na escola e em um projeto que fiz , porém como eu estava começando a aprender sobre informática não sabia diferenciar os Sistemas Operacionais, mas eu notava algumas diferenças gráficas.

Eu comecei a me interessar mesmo no universo Linux foi no meu primeiro e atual emprego, pois todos os servidores e 70% das máquinas são Linux (Fedora, CentOS e Ubuntu), e assim aqui estamos nós.

Estou cursando Sistemas de Informação e gosto de programação, neste momento estou querendo comprar alguns livros sobre programação, redes, Linux e segurança, para enriquecer meus estudos, além de é claro de tirar a tão sonhada certificação LPI-101.

Na minha máquina pessoal já utilizo o Ubuntu 14.04 LTS e no meu note estou utilizando o Open SUSE 13.2, como eu curto ainda alguns jogos que não consigo emular no Wine, ainda dependo do ruWindows para o lazer ;)



20. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 23/03/2015 - 22:22h

albfneto escreveu:

nada impede que vc para testes, aprendizagem, instale Minix, ou Unix, ou FreeBSD. Tem procedimentos da net.
não procurei especificamente, mas acho que dá para baixar Unix.

Certo! Mas, é complicado!
o que eu quis dizer é que não espere do Minix, do Unix, mesmo do FreeBSD uma instalação gráfica bonitinha, um kernel que reconheça tudo etc...

Concordo. Mas, acho que na atualidade, é melhor mesmo uma instalação em modo de texto e simplesinha!
Ou seja, eles são "gerais", não foram feitos para PC de casa, exatamente, não é como um live CD...
é que Linux também foi assim...

É, mesmo. Porém, nem todos os Linux's detectam automaticamente os hardwares. Eu utilizo o Bodhi Linux (baseado em Ubuntu 14.00 LTS), que é ótimo nisto!
Não é que na época antiga eu tive trabalho para instalar slackware. Na realidade, não conseguí mesmoinstalar slackware (os novos sim!) e mesmo o Debian antigo... levei 4 mêses! rsrsrs
nem o Debian gravado no CD lia... precisava montar o CDROM com comando mount.. rsrrsrsr e siau pela rede caçando os pacotes necessários. Mas isso foi no ano 1994, 1995 por aí,ou seja Linux tinha no máximo uns dois anos ou três.

mas se vc quiser testar slackware, é um ótimo linux, é o mais "Unix Like" dos Linux.

Já testei distros remasterizadas do Slack. Concordo!
Eu lembro da Tecnologia antiga,até tenho saudades, mas também sei que Tecnologia é como Ciência.
Ela não volta para trás. Alguns Linuxers gostavam muito dos tempos da tela preta, mas com os Linux de hoje, pode-se fazer muito mais coisas e mais eficientemente do que naquela época.
Nesses tempos atuais de Tablets, Smartphones, armazenamento em nuvem etc..., claro que os tempos da tela preta não voltarão.
mas até hoje, por ex, eu não costumo navegar na rede, fazer buscas num celular ou tablet. aquela tela pequena,teclado pequeno etc... não acho prático. eu ando na rua com o celular fora da net, não costumo ficar conectado o tempo todo.
Net em celular é para mandar um email urgente, para um whatsapp rápido. Quando vc quer compilar algo ou se precisa de muito processamento, nada como um bom desktop grandão.

Concordo! Eu, nem smartphone/tablet eu tenho! Prefiro um PC, ou um notebook!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.


21. Re: Como vocês descobriram o mundo do software livre e do Linux?

Angelo de Souza
Ang

(usa Slax)

Enviado em 23/03/2015 - 22:23h

bleckout escreveu:

Boa tarde amigos, tenho 22 anos.

Vim me aprofundar um pouco tarde no universo Linux, isso foi recentemente no começo de 2014.

Contudo eu já tive alguns contatos bem básicos(Navegar na internet, usar o "paint" e etc.) com o Linux Kurumin e openSUSE na escola e em um projeto que fiz , porém como eu estava começando a aprender sobre informática não sabia diferenciar os Sistemas Operacionais, mas eu notava algumas diferenças gráficas.

Eu comecei a me interessar mesmo no universo Linux foi no meu primeiro e atual emprego, pois todos os servidores e 70% das máquinas são Linux (Fedora, CentOS e Ubuntu), e assim aqui estamos nós.

Estou cursando Sistemas de Informação e gosto de programação, neste momento estou querendo comprar alguns livros sobre programação, redes, Linux e segurança, para enriquecer meus estudos, além de é claro de tirar a tão sonhada certificação LPI-101.

Na minha máquina pessoal já utilizo o Ubuntu 14.04 LTS e no meu note estou utilizando o Open SUSE 13.2, como eu curto ainda alguns jogos que não consigo emular no Wine, ainda dependo do ruWindows para o lazer ;)

Bem vindo ao mundo GNU/Linux! Aqui você terá muita ajuda útil! E, creio que gostará do Linux, assim como a maioria de nós da comunidade do VOL gostamos!



Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário Linux,
Distros Favoritas: Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, openSUSE e Slax.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts