edps
(usa Slackware)
Enviado em 13/04/2016 - 14:16h
luiztux escreveu:
Bom, no meu caso, sou o tipo de pessoa que gosta de compilar, de ver as letrinhas..rssr, de ter este controle, de ir construindo o sistema parte à parte, como nos primórdios.
A única parte ruim é o tempo de espera mesmo. Mas depois eu tenho um software quase que "feito" para minha máquina. A diferença é perceptível. Além disto, para mim, pelo menos, tem a questão de não aceitar tudo o que colocam em pacotes binários, muitas das quais nem usamos. Logicamente há sempre a opção de compilar os fontes, mas se você tem um sistema que já te dá tudo empacotado, para que perder tempo com isto?
Falando de Gentoo/Funtoo, alguns pacotes tem partes binárias justamente para facilitar na hora da compilação. Que é o caso dos softwares já citados nos posts. Porque senão, é trabalho duro...
@edps, meu note também é fraquinho. Um dual-core de 6 anos. Durante todo este tempo venho utilizando o Gentoo nele e nem o note, nem o Gentoo, me deixaram na mão.. =D Levando em conta também as USE flags, como você mesmo apontou.
Nesta máquina, a compilação do Firefox durou um dia e meio. LibreOffice durou um pouco mais. Já o Chromium, como não possuo 3G de RAM, tive que fazer uma gambiarra. Simples, mas funcional:
# I_KNOW_WHAT_I_AM_DOING=1 emerge -av www-client/chromium
E é realmente bom que saiba o que está fazendo..rssrsr. Levando a máquina ao limite, demorou aí dois dias para completar a instalação. No final, um Chromium voando baixo...leve.. muito bom. Nem parece aquele que deu tanto trabalho para compilar.
Sendo assim, na minha opinião, eu gosto de "perder" tempo compilando pois gosto deste controle das coisas (ou pelo menos pensar que tenho). E sim, gambiarras são muito bem-vindas, desde que se saiba o que está fazendo.
No final das contas, acredito que é tudo questão de gosto. Mas estou extremamente satisfeito com o meu Gentoo.
-----------------------------------''----------------------------------
Computer users fall into two groups:-
those that do backups
those that have never had a hard drive fail.
Opa brother, eu também gosto, o que não gosto é de compilar montrengos.
Mas por sorte, visto que uso SOs 32Bits (mesmo tendo um Athlon64) é que ao menos o Chromium é disponibilizado nessa arquitetura, Já o meu Chrome estava desatualizado desde a versão 48.x.y.z, tanto é que o removi ontem.
Eu ainda não consegui aguentar a espera no empacotamento do
firefox-bin,
libreoffice-bin,
virtualbox-bin, etc, até tentei uma vez.
Pergunto: quanto tempo em média demora em seu PC?
O Firefox, inclusive segue esta dica:
https://edpsblog.wordpress.com/2015/12/10/how-to-firefox-no-linux-em-5-passos e ainda me oferece a vantagem de atualização automática.
Já quanto as libs não tem jeito, temos que aturar o webkitgtk3 e o qt5! rsrs
[]'s