Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 24/10/2010 - 13:06h
Todos sabemos da existência de falsos emails circulando na internet.
Até aí morreu Nero.
Apenas que recebi um email supostamente emitido pelo Ministério Público Federal, ostentando o brasão de armas da República, falando sobre um "processo de investigação" - "urgente" - e apontando dois links - um para resposta ao email e que evidentemente NADA TEM A VER com aquele Ministério e outro link onde a vítima baixaria o texto referente a tal "processo". Essa url (imensa) tem um "miolo" sugerindo que a Polícia Federal estaria no meio disso tudo.
Bem, eu copiei o email com as tais urls e remeti para a Polícia Federal relatando o ocorrido para que eles tomem conhecimento e as devidas providências.
A coisa parece realmente bem autêntica, a não ser pelo fato de que nós temos o costume de examinar urls e coisas que tais, e sabemos que os órgãos governamentais não fazem nenhuma comunicação por meio de email.
Eles contatam pelo nome do contribuinte através de carta (quando o assunto é mais ou menos brando), ou mandam um Oficial de Justiça (quando a coisa é mais séria). Em casos graves, eles costumam mandar "os homens de preto"...
Mas e o usuário mediano, o novato, o leigo, e aquele que é desatento?
Movido pela curiosidade e até pelo choque incial, qualquer um de boa fé é perfeitamente capaz de clicar nos locais ali indicados e tornar-se vítima do golpe (ou da brincadeira, sei lá).
Fica aqui avisado para a comunidade, para que cada um comunique a seus parentes e amigos.
Agora, façam também o favor de não mandar spam, senão vai ficar o "sujo" falando do "mal-lavado", não é?...