FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 31/05/2017 - 18:26h
Com certeza jogos violentos influenciam as crianças.
No entanto, deve ficar claro que tudo influencia o ser humano. Tudo. Jogos não violentos, livros, notícias, conversas, brinquedos, o gosto da comida, a cor da parede. Tudo mesmo. Tudo aquilo que nós somos capazes de perceber com nossos sentidos nos influencia, sem exceção, independentemente se prestamos atenção. O que muda em cada caso é o quão grande é a influência e em que direção tal influência leva.
Ser carinhoso, brincar e prestar atenção na criança são coisas importantíssimas de se fazer. Ensinando a criança que não pode ser má a outras pessoas, não pode falar palavrão e não pode sair batendo nos outros é meio caminho andado. A parte mais importante da nossa vida, e que vai influenciar em todo o resto, é a primeira infância (legalmente, até os 6 anos). Se a base for fraca, o prédio pode cair.
http://www.pim.saude.rs.gov.br/v2/o-pim/pressupostos-teoricos/
Agora, se dão Ritalina e tablet pra "cria ficar quieta", ou se não dão carinho e atenção para as crianças, ou se deixam ela ser criada pelo multiplayer do CoD ou pela rua, daí tem pouco o que fazer. Eu acho um erro falar que apenas os jogos violentos são o problema. O problema é muito, muito maior, tal qual o homemsemnome explanou.
Um exemplo relativamente recente de um caso em que um livro, e não um jogo violento, influenciou a atitude de alguém:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Natascha_Kampusch#O_sequestrador
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Collector
Esse caso é aceitável por que foi inspirado em um livro? Deveríamos banir os livros por isso?
O grau de influência que determinado estímulo causa vai depender do quão forte é a base da pessoa. Quanto mais fraca a base, mais fácil é de se sofrer influência de qualquer lado. Qualquer mesmo. Pode ser que a pessoa acredite de pé junto que a Terra é plana. Pode ser que ela assista a um vídeo do EI e já queira se explodir. Pode ser que ela entregue balas envenenadas à crianças porque recebeu uma mensagem da baleia azul. Pode ser que creia em e faça tudo isso junto.
Repito: tudo influencia, sem exceção.