Linux e os Carros.

1. Linux e os Carros.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/06/2013 - 23:49h

As Distros, como os automóveis, são uma escolha pessoal, uma preferência pessoal.
Fiz esta analogia entre as Distros e alguns SOs e os Carros:

Vc quer um Carro forte, resistente, para usar e abusar sem muitos cuidados! Um Fusca. DEBIAN é o Fusca das Distros,

Vc quer um Carro muito antigo, defasado tecnologicamente, mas que tem seu charme? Um Ford "Bigode" 1928. Kurumin, Minix e Unix são os Ford Bigode.

Vc prefere um carrinho fácil de dirigir, comum,e fácilmente encontrado, básico. Um FIAT Uno. UBUNTU E MINT são Fiat Uno.

Vc quer um carro Forte, antigo e bem clássico, que tem seus cultores, vc quer usá-lo básico ou mesmo cheio de acessórios, ao gosto do freguês, quando ele quebra, vc mesmo conserta, pq gosta de Mecânica. Se vc quiser o prepara para andar na Rua, devagar, mas se souber preparar ele vira carro de corrida. Um Opala dos anos 70. SLACKWARE é um Opala.

Vc quer comprar as peças, comprar o motor, comprar o chassi e montar o carro vc mesmo, personalizado. Assim faz o carro pequeno ou grande, com ou sem acessórios e opcionais, ARCH LINUX é esse carro.

Vc conhece bem Mecânica, vc quer fazer as peças, fazer o motor, fazer o chassi. Assim vc constroe seu carro, peça por peça, e adapta. Totalmente Artesanal, até o motor foi feito. transpondo pro Mundo Linux, GENTOO é esse carro.

Vc prefere um carro antigo e muito charmoso, uma Limousine, Rollsroyce, ou um Fairlane, "Rabo de Peixe" dos anos 50. Altamente Luxuoso, cheio de cromados, acessórios e opcionais, todo enfeitado, Bancos de Couro e cheio de Firulas. SABAYON é esse carro.


  


2. Re: Linux e os Carros.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/06/2013 - 01:21h

O Debian foi avaliado em mais de U$ 19 Bilhões: http://va.mu/cd7w

Acho que não tem nada a ver com fusca não, Alberto. rsrs



3. Re: Linux e os Carros.

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 06/06/2013 - 02:49h

Eu gostei das comparações.

E creio que o valor do Debian foi calculado pelo custo da hora/homem de programação, o que nem sempre representa a realidade.

Aliás, esse valor de 18 Bi é irreal porque o Debian, assim como qualquer outra distro Linux, está fora do comércio, ou seja, não pode ser vendido.


4. Re: Linux e os Carros.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/06/2013 - 03:02h

E se fosse, seria um fusca muito caro! rs

Também gostei das comparações.


5. Re: Linux e os Carros.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/06/2013 - 04:28h

Boa Alberto, bẽm vc poderia usar sua criatividade e ampliar essa lista ai, gostei dei boas risadas, principalmente Opala anos 70 = Slackwere.


6. Re: Linux e os Carros.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/06/2013 - 06:48h

As comparações com o velho Fusca evidentemente estão limitadas à época em que ele era fabricado.
Hoje em dia ficaria muito caro fabricá-lo novamente, já que quase todo o processo de montagem é manual e tido como "muito complicado".

E manter um Fusca hoje em dia - sem fazer gambiarras - já está-se tornando "coisa de rico", pois já começam a faltar as peças de reposição que, em sendo originais, já eram suficientemente caras.
Peças e acessórios do mercado paralelo, que eram encontradas em profusão, eram realmente muito baratas, porém diminuíam consideravelmente a vida útil do bicho.

Quanto ao novo Fusca (New Beetle), é um carro sofisticado e caro, que foge totalmente ao escopo de tal comparação.

No entanto, a comparação volta a ser válida no sentido de que, no Fusca o conforto é zero mas a praticidade, a longevidade e a robustez são nota mil.

A mecânica do Fusca era bem facilitada e tudo era muito acessível (exceto um dos parafusos que fixam o carburador, para o qual inventaram uma "chave torta" especial).

Fusca não era propriamente um "automóvel", mas uma "condução" prática e acessível a muitos bolsos.
E em certos casos, muito mais útil que um jipe.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts