Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

25. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/12/2015 - 00:49h

SamL escreveu:

Por que programadores e profissionais em TI em geral são tão tortos para Artes? Digo, para no mínimo se expressar com um simples desenho.
Vejo muito isso, inclusive gente de muito conhecimento que mal sabe fazer num papel uma caixa de fósforo imagina desenhar um boneco palito. Pode isso Arnaldo? Um ser que tem doutorado em computação e rabisca um papel feito um bebê geriátrico.

Sério cara, ninguém mais ver isso como um problema grave? Ou eu estou sozinho nessa?

É como se estivéssemos entrando numa era de puro binarismo onde reina o verdadeiro e falso. Cadê o meio dessa zona? Onde está a quase verdade? Well, quem disse que a verdade inteira existe? Você come o bolo inteiro sem deixar a cobertura grudar no prato?
Quando fiz uns tópicos aqui lá pelo mês de fevereiro, muita gente vinha com comentários do tipo verdadeiro e falso. Eu não disse nada na hora pra não criar intriga. Que droga cara, cada vez mais vejo gente indo pro lado binário da força, sem se dar conta que isso castra e mastectoma (no caso de mulheres) o pensamento criativo. O pior é que vão e nem se dão conta que quanto mais profundo maior fica o rombo criativo e até mesmo seta o alpha da personalidade para próximo de zero. Daqui a pouco vai aparecer até funkeiros da área de TI, com seus PCs tunados, sua área de trabalho turbinada e as minas no Pidigin tudo acesa pra ver seu desktop.

Isso foi só um desahálito que fazia tempo que queria fazer. Não foi de uma forma boa mas deve servir como um sacode mental pra quem ler.


Nem todo mundo é polivalente em suas capacidades mentais. Na verdade somos nossas capacidades, sejam elas amplas ou limitadas.

Desenhar não é forma de expressão? Um escape para alguns, trabalho para outros e também o único meio de expressão para o termo "uma imagem vale que mil palavras"? Penso que sim. Falo de adultos, de pessoas que tem coragem de expressar ponto de vista cultural ou político sobre determinado assunto.

O desenho não é algo primitivo, digo, para adultos (para quem não é artista)? Mas adultos com ótimas faculdades mentais, adultos que sabem expressar através de suas palavras, não precisam de desenhos como forma de expressão. Vejam Machado de Assis a Shakespeare.

Como Machado desenharia o "comborço"? Como Shakespeare desenharia Viola com fantasia de homem?
A mim basta a imaginação. Mas se algum adulto precisa do desenho pra expressar, é porque está confuso.

* Repetindo: vendo o desenho como forma de expressão.





  


26. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Jonathan Henrique
JonathanxD

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/12/2015 - 01:24h

Eu sou programador e sei desenhar +/-, só preciso praticar mais, realmente, faltam muitos designers, daqui alguns anos vai ser a vez dos designers, vão estar tão em falta que qualquer um que aparecer as empresas estarão pegando.
---------------------------------------------------------------
Algum dia, os famosos grandes cairão...
E os menores, rejeitados, prevalecerão.


27. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 06/12/2015 - 15:06h

SamL escreveu:

Izaias, se ler com mais atenção meu primeiro comentário verá que falo principalmente da falta de criatividade dos profissionais de TI, que não é o mesmo que ser escritor, tá escreve códigos e tal mas não é o mesmo que usar várias palavras diferentes para expressar uma ideia.
Eu fico assustado é com a diferença entre a capacidade criativa e habilidade com TI de certas pessoas que vi que tinham grande conhecimento com computação mas na hora de criar algo novo simplesmente agiam feito iniciantes e se espelhavam em programas similares para fazer os seus e sem adicionar quase nada de novo ao programa. Ou seja, esse pessoal age como copiadores de software E NÃO inovadores. Um exemplo famoso disso é do Hacker Geohot, uma vez ele entrou num concurso de criação de apps, eu vi a ideia que ele teve e achei simplesmente ridícula perante a grande habilidade dele com hacking.

Por exemplo, até tempos atrás eu agia dessa mesma maneira, era um copiador também. Mas quando me dei conta tratei logo de procurar algo para mudar. O que mais me ajudou nessa busca por sair dessa zona anti-criativa foi justamente eu ter comprado o livro Desenhando com o lado direito do cérebro, de Betty Edwards. É um excelente livro para aprender a desenhar. Em alguns meses eu melhorei bastante minha habilidade.
Mas, e o que mudou?
Simples, mudou minha forma de ver os problemas, agora não vejo mais como problemas binários-lógico e sim como algo com vários valores. Quando tenho algum programa para fazer ou para criar do nada, eu recorro ao desenho num caderno. Eu ainda não tenho ideias que valem milhões, se tivesse nem falaria com ninguém daqui, mas sinto que estou num melhor caminho para ser mais criativo.

Queria que mais gente experimentasse aprender a desenhar com o intuito de ser criativo e não só por aprender a desenhar. Os ganhos vão muito além de uma nova habilidade. Mas não adianta de jeito nenhum eu explicar aqui com palavras, pois não sei transmitir a sensação de quando se desenha algo complexo como um rosto ou corpo de uma pessoa.


Não, Sam. Não foi um contraponto.

Veja que a capacidade de polivalência que citei acima explica isso. Essa capacidade não é treinada durante a fase de aprendizado escolar.
As pessoas que não tiveram ensino adequado levam anos pra descobrir seu talento (T.I. por exemplo) e aí ficam. Não exploram outras capacidades inerentes por causa da linha de conforto. Problema delas, não é mesmo? rs

Por isso quem exerce mais a capacidade criativa é o artista. Seu meio de expressão. Mas, particularmente, considero o desenho uma forma primitiva de expressão. Tão neanthertal. rsrs






28. Re: Mundinho de Aristóteles [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/12/2015 - 00:12h

Obrigado pela indicação.

Também gosto de aplicativos para Android que têm essas funções, exercitar nossas faculdades mentais.




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts