paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/12/2021 - 05:00h
As reações mais fortes que eu vejo no SO normalmente são dirigidas a quem faz perguntas em violação das regras da comunidade, regras essas que incluem pesquisar antes de perguntar.
Às vezes acho útil o exercício mental de colocar-se no lugar do outro. Se eu me disponho a voluntariamente e gratuitamente compartilhar meu conhecimento na Internet, mas a maior parte das perguntas que me chegam denotam falta de estudo, falta de dedicação a fazer por conta própria, falta de pesquisa e ignorância das regras de convívio estabelecidas no espaço e, não raramente, com ar de arrogância e de exigência, que estímulo terei de continuar frequentando esse espaço?
No mais, quase todos nós, em algum momento, temos nossos dias de respostas atravessadas. Aqui no VoL, eu quase sempre atuo na comunidade “C / C++” com respostas corteses e procuro fazer com que sejam tecnicamente completas (e por isso demandam tempo para escrever). Mas às vezes vem alguém que apenas joga um enunciado de questão e dá a entender que só quer que lhe entreguem a resposta pronta, ou que se acha no direito de cobrar respostas ou satisfação de quem trabalha aqui voluntariamente, ou mesmo que reage com grosseria se não recebeu exatamente o que se achava no direito de receber, embora não haja nenhum tipo de contrato entre as partes. É difícil, às vezes, dependendo do humor no dia, resistir ao uso do sarcasmo ou de devolver o achincalhe e a grosseria na mesma moeda ao responder a essas pessoas. Melhor que não acontecesse, mas às vezes acontece.
... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)