XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 15/11/2016 - 01:26h
Boa noite Giovanni_Menezes,
Li muito esses dias sobre bibliotecas em GPL e software proprietário, com 99,9% de certeza não é possível simplesmente utilizar, tê-la no seu programa, se for do seu interesse você deve tomar alguma medida para contornar, o que é um pouco arriscado.
Eu não li sobre medidas para contornar, mas tenho uma que imagino que dê certo:
Imagine que você tem uma biblioteca como SDL, mas que é GPL, você precisa utilizar no seu software proprietário, mas não pode simplesmente adicioná-la por causa da divergência de licenças.
PRIMEIRO PASSO: Você então constrói uma biblioteca código aberto com licença compatível tanto com GPL, quanto com sua licença proprietária, BSD ou LGPL são uma boa opção. Sua biblioteca fará uso da bilioteca SDL em GPL, você criará tipo uma interface que chama os métodos/funções de SDL.
SEGUNDO PASSO: Em vez de você adicionar o SDL como dependência, você vai utilizá-la e chamar cada método/função com dlopen, dlsym, logo, sua biblioteca não vai constar o SDL sob GPL, apesar de você chamar métodos/funções e carregá-la, isso só vai acontecer quando você iniciar sua biblioteca.
TERCEIRO PASSO: Você no seu programa proprietário vai chamar a biblioteca que você criou e nunca métodos/funções de SDL, você vai usar apenas a interface que você criou.
Pronto, essa é minha interpretação de uma possibilidade de contornar sem ferir uma licença GPL no desenvolvimento de um software proprietário.
Você obrigatoriamente vai publicar e distribuir o código dessa biblioteca para que atenda aos requisitos da GPL(SDL), não é algo negativo porque outras pessoas podem se interessar pelo projeto e ajudar a manter.
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)