removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/06/2016 - 21:38h
ricardogroetaers escreveu:
erisrjr,
Os cursos referidos no post 22 são cursos livres nada tem a ver com uma faculdade ou escola técnica.
...
Aí esta a questão. Em TI eu posso cursar algo assim, e trabalhar na área sem problemas (salvo para meus clientes obviamente).
Claro que existem "controles" indiretos, de mercado, como certificações e experiencia.
Mas como não existem definições de cargos e formação, tudo fica muito vago. Ajustável a cada situação e interesse.
As exigências para uma mesma vaga, mudam muito pois não existe algo mínimo, aí você encontra anúncios como o do link de 1k por mês que postei.
Isso é ruim para quem contrata, pois pode não saber exatamente o que exigir em muitos casos.
Para os profissionais também é ruim, pois são muitas vezes nivelados "por baixo". Como empresa X consegue contratar alguém para o "mesmo cargo" por determinada quantia (Mesmo este não tendo uma formação, ou na pratica a vaga seja para outra atividade), a empresa Y oferece o mesmo.
Claro que empresas mais estruturadas, podem pensar um pouco e adequar valores a experiência e formação. Mas francamente não é algo que vejo com muita frequência.
Para quem vai empreender é complicado também, pois terá concorrentes que *supostamente* farão a mesma coisa, mas que podem cobrar valores menores pois não irão investir em seu quadro, pois com sorte encontrarão alguém adequado que se sujeite a ganhar pouco, ou irão com qualquer um mesmo.
Serviço de qualidade tem seu valor, mas preço também é importante e será preciso tirar "leite de pedra" para aliar os dois.
Claro que o tema é complexo, que precisaria ser melhor trabalhado antes de entrar em vigor, mas acredito que deveria ser discutido e incentivado.
-----------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42