Stinky_F00t
(usa Crunchbang)
Enviado em 21/03/2011 - 13:04h
"Até o nosso grande físico aí citado provar a existência da relatividade, ela realmente não existe."
Eu não me comprometeria dizendo isso, haha. Aliás, existem sim grandes filósofos que defendem que não existe conhecimento, inclusive um brasileiro de grande renome internacional que fundou a escola neo-pirronista, Oswald Porchart. Mas os céticos não estão em maioria entre os que estudam epistemologia, claro que isso não quer dizer que a maioria está correta, só falo isso por conta do que você disse acerca dos filósofos que vc conhece.
Mas, veja bem... Você disse que até Einstein provar sua teoria da relatividade o espaço não se comportava da forma com a qual ele se comporta! Vê isso? Acho sinceramente uma asserção difícil de ser sustentada. Os próprios céticos prefeririam sutentar que nem o espaço, nem Einstei existem do que sustentar isso.
E quanto a nada existir... Nem mesmo o cético mais radical sustenta isso, proposições cogitais são incorrigíveis, ou seja, livre de refutação, um exemplo de proposição cogital?
Penso, logo existo.
Você não pode negar a si mesmo que pensa, mesmo que negue, isso já implica que pensa negar... e se pensa negar algo, você tem de existir para pensar, ao menos como substância.
"Antes de Cabral descobrir o Brasil, o Brasil não existia, mas ele sempre existiu."
Você está ferindo o princípio lógico da não-contradição, está a afirmar "P /\ ~P"
Seria o mesmo que dizer: "Está chovendo e não está chovendo"_____________________________________________________________________________________________________________________
Maiores informações cf. Meditações, René Descartes