cassio88
(usa Ubuntu)
Enviado em 19/09/2013 - 13:04h
"E 4 faculdades e 15 anos aula dando é tempo, meu caro! Gostaria que opinasse em alguns pontos:
- Mesmo fazendo particular e trabalhando na área, considera melhor ensino público?"
Jonatas, fiz um lato sensu na Federal de São Carlos, então dá pra falar, normalmente nas boas públicas você tem professores qualificados a fim de ensinar e alunos que vão lá para aprender, o que maximiza seu aprendizado. Logicamente há exceções, mas é a regra. Na época do Provão (até 2002), a diferença entre o aprendizado nas públicas e nas privadas era astronômico. Eu lecionava em curso de Administração, enquanto o Mackenzie e a Faap tiravam por volta de 5, a USP de Ribeirão tirava 8,5...
- É viável ficar 4~5 anos "somente na teoria" e voltar ao mercado de trabalho com 24~25 anos?
Cada pessoa tem sua trajetória própria, baseada em n fatores. Imagine se bill gates tivesse nascido numa favela no Burundi (África), dá para afirmar que ele chegaria onde chegou?
Além disso, eu já vi carinha fazer pública, depois uma pós e sair programando forte (inteligência artificial e coisas do gênero); vi também carinha fazer particular e sair sem ter visto nem C nem Java. Por isso, antes de se matricular, pesquise quem são os professores, veja o curriculum deles, converse com alunos de turmas anteriores se o cara é bom, se ensina mesmo ou se só enrola...
- Acho muito legal os programas do ensino público para cursar fora, como o Ciências sem Fronteiras, geralmente 1 à 2 anos. Consigo algo parecido com o ensino particular?
A única coisa boa de estudar fora é que você vai ter experiência de morar no exterior e (infelizmente) o rh dá valor para isso. Quanto ao que você vai ver lá fora, é discutível se valerá a pena, pois muitos departamentos de pós aqui pegam alunos para elaborar trabalhos na fronteira do conhecimento. (E aí, as empresas contratam os estudantes a peso de ouro...)
Para resumir, com toda a sinceridade, não leve muito em questão a opinião dos outros. Faça aquilo que você sente ser o correto. A pior coisa é tomar uma decisão por influência de outras pessoas e depois quebrar a cara. O sentimento é péssimo. Vi muito isso acontecer com alunos meus, por isso eu tento te passar informações, mas não fazer sua cabeça. Um abraço e boa sorte.