Marcas e direitos autorais

13. Re: Marcas e direitos autorais

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 23/06/2017 - 21:46h

A confusão sobre esse tema não é por acaso. O termo "propriedade intelectual" é um termo guarda-chuva, que abrange vários outros, como direitos autorais, marca registrada e patentes. Esse termo tem sido usado com mais frequência do que deveria, e eu digo "mais frequência do que deveria" porque se não fosse tão usado haveria muito menos confusão sobre essas questões.

Licenças de software tem a ver com direitos autorais. Por ser autor de um programa de computador, você pode determinar como ele poderá ser usado por outros. Porém a sua dúvida tem muito mais a ver com marca registrada.

A marca registrada tem o papel de atestar que determinado produto ou serviço vem de um fornecedor específico. E se você confia nesse fornecedor, então ele terá mais chances de fazer negócios com você. Marcas registradas podem fazer uma grande diferença nos programas de computador. Veja por exemplo o que acontece com a Red Hat: o sistema operacional é de código aberto, mas você não pode simplesmente copiá-lo e redistribuí-lo sem antes remover os papéis de parede e remover nos pacotes qualquer referência à distribuição, pois isso seria uma violação da marca registrada Red Hat.

O projeto CentOS faz essa "limpeza" da marca registrada e redistribui exatamente o mesmo sistema, porém com novos papéis de parede e nomes de pacotes. Também foi por causa de marca registrada que por muito tempo o projeto Debian não incluiu o Firefox e o Thunderbird nos seus repositórios. Firefox e Thunderbird são marcas registradas da fundação Mozilla e por isso esses dois programas eram alterados antes de serem incluídos nos repositórios sob os nomes IceWeasel e IceDove. Por que decidiram mudar isso agora, eu confesso que não sei...

Agora o tema mais problemático, quando se fala em software é o uso de patentes. Patentes de software são uma das coisas mais sem sentido que já vi. Patentes podem ser importantes em outras áreas, mas na computação é um desserviço. Patentear um algoritmo deveria ser considerado crime em todos os países. Digo isso porque é uma barreira à inovação, e não um incentivo. No Brasil, felizmente, as patentes de software são inválidas. Mas cada país tem a sua legislação a esse respeito.

Por isso o projeto Fedora não inclui alguns codecs. Ele não pode conter pacotes que são restritos por patentes. Por isso agora os repositórios oficiais do Fedora já podem incluir codecs de mp3, cuja patente caducou. Mas no Brasil é perfeitamente legal o uso de codecs ainda patenteados, que no caso do Fedora podem ser obtidos pelo repositório RPM Fusion.

O processo Oracle x Google também tem a ver com patentes. Veja só, algumas linhas de código que a Google copiou da implementação do JDK da Oracle foram o bastante para um processo gigantesco. Não é à toa que a Google decidiu parar de reinventar a roda, e passou a usar o OpenJDK nas versões novas do Android. O OpenJDK está sob a licença GPL, que não permite que o programa tenha patentes restritivas. Nesse sentido, a Oracle não pode processar a Google por algo que ela mesma já cedeu expressamente.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


  


14. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/06/2017 - 22:04h

Vamos para o caso de um software, vamos falar de distros para facilitar.

Uma distro que depois de anos está na consideração de muitos aqui: Kurumin.

Na época em que era popular alguém poderia ter feito algum registro e impedido o uso da distro com esse nome através desse registro depois de toda a divulgação, exposição no site, distribuição, vários usuários etc. Mesmo com o projeto findado algum marqueteiro pode registrar o nome hoje e tentar vender alguma coisa com pressuposta qualidade.

Partindo para caso já citado: Emmi Linux. ou Big Linux. Não creio que algum deles possa ter registrado o nome no INPI, pelo menos por suposição. Como ficaria a situação deles se algum oportunista chegasse chegando?


15. Re: Marcas e direitos autorais

Lucas
lucassadrianoo

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/07/2017 - 19:37h

EMMI é uma distribuição Linux de origem Brasileira, como uma distribuição derivada do Debian. Ou seja, se analisarmos a definição de distribuição: Uma distribuição GNU/Linux (também chamada de distro) é um Sistema Operacional GNU/Linux funcional, ou seja, que utiliza não somente o Kernel Linux, mas também uma coleção de softwares livres com a Licença GNU (mas também podem ser encontrados softwares com outras licenças), testados para funcionar em conjunto. Podemos ver que ela é pautada em uma licença GNU, ou seja, a GPL que é a licença publica gnu além de preservar condições legais de liberdade do software, também estabelece que modificações ou melhorias futuras no software sejam livres também. Em outras palavras, isso garante que o software nunca seja proprietário. Essa condição extra imposta legalmente ao software livre é denominada copyleft e é implementada de uma forma bastante sutil: é necessário que o desenvolvedor original do software registre os direitos autorais ( copyright ) sobre o software no último termo, e que aplique em seus termos de licenciamento que as cópias modificadas do programa sejam distribuídas sob a condição de que a sua licença original sempre venha acompanhada e não modificada. Isso evita que outra pessoa ou empresa reclame pelo direito autoral (copyright) do software depois de tê-lo modificado e insira termos legais à sua licença original, revogando suas liberdades originais e tornando-o proprietário. Dessa forma, se uma pessoa torna um software criado por ela livre, ela nunca perderá a autoria do software. E, adicionalmente, ninguém poderá tornar parte ou o código como um todo proprietário.


16. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/07/2017 - 00:38h

Por favor, teria como espaçar por entre os parágrafos? Não consigo ler como está.


17. Marcas e direitos autorais

Cristhian Gabriel da Rosa de Oliveira
Cristhian051199

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/07/2017 - 13:54h

Boa tarde,
Richard Stallman propôs as bases filosóficas do software livre, as quais definem liberdade para os usuários executarem, copiarem, distribuirem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Isso visaria abandonar o software proprietário. A licença GPL serve para garantir que softwares derivados não venham a se tornar proprietários.
Para o caso de proteger seu projeto, existe uma entidade chamada "Creative commons". Essa entidade sem fins lucrativos visa garantir flexibilidade nas obras garantidas por direitos autorais. Ela se baseia no copyleft, permitindo mudanças porém garantindo um certo "domínio" sobre o software. Ou seja, ela preserva determinados direitos do autor sobre a obra, porém facilita o acesso do público a elas.
Existem diversas licenças oferecidas pela creative commons como exemplo as by-nc-nd, by-nd, dentre outras. Essas licenças garantiriam os direitos de um software livre porém, preservando sua autoria.
Espero ter ajudado, abraço.


18. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/07/2017 - 18:33h

linuxlts escreveu:

listeiro_037 escreveu:

linuxlts escreveu:

Mesmo se o a marca KDE não fosse registrada no Brasil, prova na justiça o real direito dê uso do projeto KDE da marca e reavela não seria difícil.


Eu poderia impedir o uso desse nome para divulgação e uso do projeto no Brasil apenas para encher o saco da comunidade. Não precisaria nem de querer roubar o projeto. Coisa bem rasteira.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden

Mas o projeto KDE poderia entrar na justiça e consegui que em quanto não fosse tomada uma decisão definitiva continuar usando a marca , e depois comprova o seu direito dê uso da marca e reavela, não seria difícil fazer isso e recuperar a marca.


O KDE não vai entrar na justiça pedindo gentilmente para "reaver" sua marca. Os advogados do KDE vão te dar uma "voadora"
nos peitos, vão tomar sua cueca de estimação, vão raspar seu cabelo e te fazer de "mulherzinha" até o fim dos tempos.

Essas empresas gigantes não brincam com essas coisas. Um tal de "Vanilla Ice" fez uma música de sucesso baseada em um plágio
em outra música do grupo Queen. Foi processado e perdeu até o último centavo. Na gringa essas coisas são levadas a sério.

Um gaiato registrou o nome "Linux" anos atrás... tomou tanto processo que fez um acordo gentil devolvendo o nome.

Sabe como a FSF - Free Software Foundation gasta a maior parte de seu dinheiro? Processando....

Advogado de marcas e patentes só não ganha mais que advogado de delator da lava-jato...




19. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/07/2017 - 21:39h

Quando existe a marca. Quando se é uma empresa grande.

No caso de alguém menor, que possui o "nome" e que pode ser passado para trás?


20. Re: Marcas e direitos autorais

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 22/07/2017 - 23:34h

listeiro_037 escreveu:
Por exemplo, esse tal Emmi Linux. Se eu quiser f*der com eles, posso ir e registrar a marca (argh!) agora?
Desculpe aí pessoal do Emmi. Só quis pegar um exemplo contundente.


Funciona assim ... Vamos supor que a marca "Emmi Linux" não seja registrada, vc pode ir lá e registrar ela pra vc ... mais se vc fizer um distro e der a ela o nome que vc registrou ""Emmi Linux"" a galera que vc F*DEU antes entra com processo contra vc com base em "propriedade intelectual" ... aí o feitiço vira contra o feiticeiro ...



------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



21. Re: Marcas e direitos autorais

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 22/07/2017 - 23:44h

Existe um fato muito interessanto sobre essa parada de direitos autorais e propriedade intectual que eu fiquei sabendo há uns 30 anos e nem sei se a marca ainda existe .


Tinha no RJ um sorvete caseiro top, deram a ele o nome de QUIBOM ... era tão top o sorvete q chegou a tomar grande parte do mercado dos famosos "KIBOM" , pois bem ... a KIBOM entrou na justiça e pediu a obstrução da marca "QUIBOM" com base na propriedade intectual pois mesmos sendo grafado diferente, a sonoridade ( não lembro o nome que se da a isso ) era igual.

pois bem ... então o sorvete "QUIBOM" passou a se chamar sorvete "SEM NOME" ... obviamente que a estratégia da KIBOM foi um tiro no pé já q na época sorvete "SEM NOME" eram os reis do RJ e ficaram mais famosos ainda !!!


------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



22. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/07/2017 - 23:47h

Adoro quando esse tipo de coisa acontece.

Esse a KIBON teve de chupar!


23. Re: Marcas e direitos autorais

Mauriciodez
Mauriciodez

(usa Debian)

Enviado em 22/07/2017 - 23:53h

listeiro_037 escreveu:

Adoro quando esse tipo de coisa acontece.

Esse a KIBON teve de chupar!


Descupa aí ... não era QUIBOM ... era HÉBOM ... por curiosidade fui pesquisar no google se o sorvete ainda existia

https://oglobo.globo.com/economia/sorvete-sem-nome-esta-de-volta-3149400

"O sorvete nascera Hébom, nos anos 70, e perdeu o nome em 1979, após disputa judicial com a Kibon. Veio daí o apelido-protesto de Sem Nome. E colou."



------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------
" Nem sempre é amigo aquele que te tira do buraco !!! ( Saddam Hussein )"
------------------------------------------| Linux User #621728 |-----------------------------------------



24. Re: Marcas e direitos autorais

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2017 - 00:27h

Ficou melhor ainda!

Se fosse com Q, poderia existir a desculpa de que não foram tomadas providências na época certa. Com esse outro nome, a coisa muda.

kkkkkkkkkkkkkkk

EDIT:

Acabo de encontrar esta notícia: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/02/mulher-quebra-dentes-ao-encontrar-diamante-dentro-de-pot...

Realmente o Acre não existe!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"That's the beauty of argument, if you argue correctly, you're never wrong."

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden




  
01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts