Problemas com Re-Particionamento

1. Problemas com Re-Particionamento

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/08/2009 - 10:59h

Olá Pessoal Estou com o Seguinte Problema.

Tenho duas partições, uma com o Sistema (10G) e Outra para o Home (90G)

Meu GParted está assim

A partição de 10G do Sistema esta como Primária

E a Home é uma partição lógica.

Pelo GParted consegui tirar 15G da partição logica de Home, porém quando tentei passa-lá para a partição Primária do Sistema ele não vai ..

Parece que é impossível tirar o espaço vazio de dentro da partição lógica para pelo menos criar outra partição primária fora dela.

Especificamente o GParted Aparece Assim

/dev/sda1 (10G) -> Sistema

/dev/sda2 (90G)
/dev/sda5 (87G) -->HOME
/dev/sda6 (3G) SWAP

Gostaria de tirar 15 G de sda5 e colocar em sda1.

mas quando tipo de sda5 fica assim


/dev/sda1 (10G) -> Sistema

/dev/sda2 (90G)
/dev/sda5 (72G) -->HOME
/dev/sda7 (15) -->Não Particionado
/dev/sda6 (3G) SWAP

E eu não consigo tirar de dentro de sda2 e colocar em sda1..


Alguem sabe como fazer isso

Desde ja agradeço



  


2. Re: Problemas com Re-Particionamento

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 03/08/2009 - 12:21h

Particularmente tenho sérias dúvidas quanto ao alto risco de perda de dados ao tentar re-particionar instalações existentes, alterando tamanho das partições. Talvez algum outro companheiro mais experiente possa dar mais uma ajuda por aqui.
Já que você pretende dar uma mexida na sua instalação, apenas uma observação, existem gurus por ai que dizem que um swap de mais de 2GB é perda de espaço. Nos dias de hoje quando memória RAM abaixo de 1 Gb já é coisa rara, 2GB de swap são mais do que suficientes.


3. Re: Problemas com Re-Particionamento

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/08/2009 - 12:23h

sim é bastante espaço mesmo, mas de qualquer forma, não consigo tirar ele de dentro de sda2 e colocar em sda1


4. Re: Problemas com Re-Particionamento

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 03/08/2009 - 12:41h

olha, partição lógica, é muito chato de trabalhar...
redimensionar partições, eu já fiz com Gparted, mas as primárias é tranquilo
ve-se na rede que redimensionar partições logicas e extendedidas é muito difícil, o risco de perdas de dados ou que depois, as partições deem erros, é muito grande...
Outra coisa, que eu saiba, não dá prá passar espaços vazios, de uma parte para outra, vc precisa mover, para um lado ou outro, pra alocar espaços, contiguos, um do lado do outro, portanto não daria para mover da logica para a primária, ainda mais pq dentro da lógica, os dados são lógicos, a pertição é logica,seu espaço vazio é alocado logicamente é como se fosse cheio...

o que eu faria, é backup, e depois iria movendo, uma por uma, pra direita ou esquerda, e redimensionando o espaço, uma por uma, sem acumular 4 ou 5 trarefas no gparted para naão gastar RAM, e contaria com a possibilidade de perdas de dados ou de ter partições com erros.

Pra ter uma ideia, faz uns dois anos que mexo com multiplo boot, só 4 vezes eu tive danos nas partições, todas as 4 elas eram lógicas, LVM.

meinhard, as primárias pode ser movidas e redimensionadas sem muito risco, uns 5-10 %, de risco, as NTFS win, é um pouquinho mais perigoso, se nãoe estiverem desfragmentadas,

mas mesmo assim é bastante seguro se forem primárias. 3-5% risco linux, e 10 % as NTFS.

Nas extended e nas LVM, 35 % a 40 % de risco de ter danos nas partições, ext3 e ext4 é mais perigoso que as reiserfs.


5. Re: Problemas com Re-Particionamento

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 03/08/2009 - 16:57h

albfneto,

Definitivamente o risco ao brincar com as partições lógicas é grande. Também tive algumas mas experiencias e por esta razão sugeri esperar a opinião de quem tem mais kilometragem na área.
Acredito que a melhor estratégia seja mesmo a de ir fazendo back-up aos poucos e tentando a transferência dos dados para que posteriormente o espaço livre fique contiguo.


6. Re: Problemas com Re-Particionamento

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/08/2009 - 17:27h

Entao qual seria a maneira correta para particionar e não ter mais este problema.

Criar duas partições Primárias onde uma eu coloco o sistema e na outra coloco o home

Desta forma posso lidar com as duas tranquilamente.

É isto mesmo?

Então não é recomendado trabalhar com partições logicas no meu sistema


7. Re: Problemas com Re-Particionamento

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 08/08/2009 - 16:36h

Pretendo pesquisar mais sobre este assunto, comparando o comportamento das partições.
Segundo o companheiro albfneto, as do tipo primária são mais rápidas e menos suscetíveis a erros que as estendidas (Lógicas).

Eu particularmente venho usando partições lógicas ha muitos anos, principalmente depois que migrei para o Linux. Como ainda preciso eventualmente do XP, tenha apenas uma partição primária, pequena para ele. Todo o resto do meu HD é partição estendida, estando ai, tanto as partições para raiz das distros instaladas, como partições de dados e swap. Salvo quando fiz alguma burrada, nunca tive nenhum problema com as partições lógicas.


8. Re: Problemas com Re-Particionamento

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 08/08/2009 - 17:39h

se vc só tem linux e win, o jeito mais fácil, é criar três primárias, uma Raiz, uma /home e uma pequena de swap, e uma quarta pro windows, tudo primária.

só use partições não primárias, se precisar fazer mais de 4, como em multiplo boot...

agora como o meihard fez, pode também, aí coloca todos os linux na extendida e o swpa tb

Mesmo assim prefira as EXTENDED comuns, e não as LÒGICAS propriamente ditas, era a essas que eu pensei que vc estava usando..,

lógica , lógica mesmo é LVM, Logical Volume Manager, e é delicado e dificil de trabalhar,embora particionadores automáticos de algumas distros, como o Fedora, costume usa-las...
resumindo, emqualquer sistema linux, se usar até 4, faz tudo primária, se precisar de mais de 4, faz duas ou tres primárias e uma só extended grandona e coloca as outras dentro da extended, mas evite as LVM que pra estragar estão sozinhas, além de que vários linux, não são bootáveis nas LVM.

Meinhard, as suas são extendidas, as extendidas (o sistema faz uma só prim,e extende ela de dentro da primária) é mais tranquilo,

quando vcs falaram as lógicas, eu pensei as LVM, a lógicamente alocadas, aquelas com gerenciador de volume lógico, onde aextendida é chamada pelo sistema a partir de LVM de boot primário...
essas é um treco pra trabalhar...


9. Re: Problemas com Re-Particionamento

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/08/2009 - 18:11h

Na verdade funciona mais ou menos como uma fila. Você quer tirar 15 GB de sda5 e colocar em sda1. Isso não é possível diretamente, pois ao tirar 15 GB do começo ou fim da partição sda5 esse espaço fica longe da partição sda1. Não sei se fui claro, vou tentar exempificar:

Digamos que você tire 15 GB do começo de sda5, então suas partições ficariam assim:

sda1-10GB > sda2-90GB > sda5-15GB(Aqui o espaço que você liberou) > sda6-72Gb(De onde você tirou 15GB) > sda7-3GB Swap

Para você aumentar sda1 em mais 15GB com o espaço que você liberou, você teria que mover esses 15GB por toda as partições até chegar em sda1. Na verdade não mover, mais liberar de uma e aumentar na anterior até chegar na que você deseja. Isso se torna complicado já que você pode ter outros SO's instalados em outras partições. O que você teria que fazer, aumentar o fim das partições e depois diminuir no começo para aumentar o da partição anterior, pode danificar os SOs instalados.

Solução: Se não tiver nenhum SO instalado em sda2, diminua o começo dessa partição e aumente o fim de sda2.

Não sei se consegui ser claro, qualquer dúvida poste ai.

Espero ter ajudado.


10. Re: Problemas com Re-Particionamento

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/08/2009 - 19:00h

A opção realmente segura é a de fazer backup (mais seguro ainda é fazer DOIS backups, por via das dúvidas) e reparticionar a partir do zero. Assim, temos a certeza de ter partições limpas e praticamente à prova de erros.
Embora teoricamente se possa reparticionar um HD preservando seus dados originais, há uma tal de "lei de Murphy" com a qual não se deve brincar jamais.
Dizem por aí que há um certo modelo de helicoptero que tem dispositivos que permitem ao piloto soltar repentinamente os comandos, que ele mantém automaticamente sua sustentação e permanece parado no ar.
Na prática, não se conhece ninguém que tenha tentado essa proeza até agora....



11. Re: Problemas com Re-Particionamento

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 10/08/2009 - 17:18h

As últimas sugestões acima, na minha modesta opinião são o caminho mais sensato, já a partir daquilo que sugeriu o companheiro Teixeira (dois back-ups, porque quem tem dois tem um, quem tem um não tem nenhum - e o fato de que o Murphy era um cara muito precavido. Não vale a pena desconsiderar a lei de Murphy).

Você partindo para um reparticionamento a partir de zero, não incorrerá em riscos de parda de dados ao tentar fazer ficarem contíguos os espaços liberados com o re-manejamento dos espaços livres em disco. Fatalmente alguma das partições vai ter que ser movida e ai mora o perigo.


12. Re: Problemas com Re-Particionamento

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 10/08/2009 - 22:47h

Se bem que aquilo a que chamamos de "Lei de Murphy" na verdade não passou de uma brincadeira, pois Murphy afirmou em tom jocoso que aquilo que tem a mínima possibilidade de dar errado, fatalmente dará errado. Nem desconfiava que isso se tornaria um postulado, espinha dorsal da informática e, afinal de contas, de qualquer atividade.

Também existe a "Lei de Gerson", onde o veterano jogador Gerson entrou de gaiato, porque essa forma de pensar não se coaduna com ele, com sua filosofia de vida.
Acontece que ele fez o comercial de uma determinada marca de cigarros onde se afirmava que os fumantes daquela marca se detacavam por desejar levar vantagem em tudo...
A coisa foi tomada pelo lado pejorativo.
O cigarro já não existe mais, porém ficou um certo estigma contra o pobre do Gerson...





01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts