hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 04/06/2016 - 16:37h
Eu concordo que este senso de comunidade e colaboração está fraco. Mas eu não sou pessimista em relação a isso.
Eu já vi muitas discussões, a maioria não muito construtiva, diga-se de passagem, em que há dois grupos: um defende que o software deve ser desvinculado de mercado e que deve ser fruto de um esforço colaborativo, exclusivamente. O outro grupo diz o contrário, que software, por envolver custos de produção, deve sempre estar vinculado ao mercado, e que comunidades são coisas secundárias.
Mas eu acho que é perfeitamente possível conciliar as duas coisas, mercado e comunidades. Acho que não existe um nível de maturidade tão grande em nossa sociedade, em que possamos produzir algo de maneira completamente distribuída. Estamos em um estágio em que ainda é necessário que haja um pilar que sustente a produção de um software, um HUB, podemos dizer assim, que dê um direcionamento a essa produção. Pode ser uma empresa, uma fundação, uma ONG ou qualquer outro tipo de organização, mas uma produção desprovida desse ponto central ainda não se tornou viável, se é que vai um dia.
E software, livre ou não, tem seus custos. O mercado, embora tenha seus defeitos, possibilitou que muitos softwares livres de qualidade surgissem. Então eu acho que o esforço necessário, agora, é no sentido de educar pessoas para se interessarem mais por tecnologia. Com isso, teríamos mais pessoas colaborando na construção daquilo que é para todos e reduzindo, portanto os custos de produção. A tecnologia da informação está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e as escolas brasileiras ainda estão muito atrasadas em relação a esse ponto. As escolas tratam seus alunos como apenas consumidores de tecnologia, nunca como produtores.
Enquanto isso não mudar, não podemos esperar muito mais do que o que temos hoje. O software livre ainda é alvo de preconceitos justamente por causa desse foco que as escolas dão para os seus alunos: consumidores apenas. Está na hora de mostrar para as pessoas o valor que existe em poder produzir algo.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira