Rei Tenguh
(usa Arch Linux)
Enviado em 03/03/2013 - 12:48h
Então... mas o módulo não "desapareceu" após a atualização do kernel. Ele sempre "desaparece" é após setar a segurança por mac no modem.
M-A-S... tem novas informações, aqui.
Desde a última postagem, eu já fiz uma via sacra aqui: tentei todos os módulos, drivers e configurações possíveis no Arch, até não saber mais no que já tinha mexido ou não, e reinstalei o Suse. Como era de se esperar, aconteceu novamente: perdi a conexão (e as notícias sobre o módulo) após setar a segurança por mac no modem.
Daí que tentei já novamente com todos os drivers, configurações, módulos e "soluções" que encontrei pela net,e nada. Inclusive a compilação do pacote mais novo sobre a tal placa problemática - que foi empacotado errado e me custou mais de 2 horas só pra aprender a concertar o pacote pra depois compilá-lo - e naaaaaada.
Daí, olha só: sem mexer em mais nada no sistema, resetei o modem para as configurações de fábrica e começou a funcionar. Pensei: "Bom, até descobrir o que tá acontecendo não vu mais setar a segurança por mac".
Mas só que quando configurei o modem simplesmente para não permitir tráfego por telnet e tftp... pimba! perdí a *%@#!! da conexão novamente.
_______________________________
Moral da história:
Ao que parece, não importa nada que seja configurado ou instalado no sistema: se o sistema tenta se conectar novamente a um mesmo modem após ele ter sido reconfigurado em qualquer coisa que seja, pode esquecer; nunca mais (e isso em duas distros diferentes).
Pra mim não faz lá grande diferença, porque mesmo que for usar o note em outro lugar que não pelo meu modem posso usar meu celular pra conectá-lo.
Mas o fato é que a velha desculpa dos desenvolvedores de que "não temos acesso as especificações de hardwares novos, por isso que demora pra funcionar algumas novidades" já não cola mais.
O problema dessa placa wireless - que é uma das mais comercializadas - e da [determinada] placa ATI do outro note que acabei dando pra minha mãe continuam a mais de 3 anos, com a mesma solução do velho problema de mensagens ofline pelo MSN: nenhuma.
Dois notes em casa e os dois precisando de "limitações" sérias pra rodar sistemas Linux, desanima. Lembrando que no Desktop preciso do Windows instalado pra poder jogar no monitor 3D (embora não o utilize pra absolutamente mais nada)... fica difícil de sentir simpatia pela política padrão por trás do desenvolvimento do sistema, de lançarem novidades a cada 6 meses e mantendo o que não funciona sem nunca funcionar.
Fica difícil também aconselhar o uso do sistema pra alguém que precise do computador de forma abrangente, e não só pra determinadas funções.
EDIT: Ahhh, é. Também precisei descolar uma televisãozinha pra colocar do lado, porque nem Deus faz funcionar placa de recepção de TV em Linux. Então, as limitações impostas ao desktop não se resumem aos jogos, não.
Então, são 3 computadores em casa, todos com limitações SÉRIAS pra rodar sistemas Linux. Desanimador. Não fosse minha necessária preocupação com segurança...