Weidllan
(usa Ubuntu)
Enviado em 30/10/2008 - 14:29h
1°) Entre as novidades da nova versão da distro, encontramos um aperfeiçoamento na utilização e suporte para conexões 3G(claro que não era difícil, mas nada melhor que simplificar ainda mais o processo).
2°) Se você sempre pensou que poderia haver uma conta default para usuários hóspedes, agora sua idéia passará para o plano real. O novo Ubuntu criará usuários temporários(que por questões de segurança não terão acesso a nenhuma informação de outros usuários cadastrados no sistema nem acesso à escrita na máquina) para utilização de funções básicas e emergenciais no sistema.
3°) Outra coisa boa na próxima versão Ubuntu é um novo diretório privado(~ / Privado), o qual não será acessado por outros usuários (pois terá permissão chmod 700). E o que o torna melhor ainda: este diretório é criptografado!
4°) Sabe quando você atualiza todos os seus repositórios e sistema fazendo aquele upgrade que deixa vários pacotes “bagunçados”? Pois é, a nova versão do Ubuntu oferecerá um sistema de limpeza que lhe auxiliará quanto a esta “baguncinha” em seu sistema.
5°) Imagine que você demorou dias para convencer uma pessoa a usar o Ubuntu devido às vantagens trazidas e, justamente na hora de instalar você esqueceu o CD ou não pôde levá-lo devido ao tamanho! Agora o Ubuntu poderá ser instalado diretamente de um pendrive.
6°) Os desenvolvedores estão tentando acelerar cada vez mais o tempo de inicialização do sistema. Assim como nos mais novos KDE(que demoram poucos segundos para chegar a uma fase plenamente operacional), a versão GNOME do Ubuntu 8.10 tentará inicializar o mais rápido possível.
7°) O instalador do Ubuntu, que ainda não havia sido modificado desde a criação do sistema, finalmente será atualizado, recebendo um visual mais prático.
8°) Novos drivers serão adicionados(entre eles, os de algumas impressoras, o que para muitos que sofrem como eu utilizando a Lexmark X3470, pode ser quase uma conquista).
9°) Quanto ao “fontconfig” no qual temos de modificar manualmente o arquivo de configuração das fontes, trata-se de ser alterado. Um confortável GUI nos permitirá alterar as nossas configurações de fontes no GNOME. É especialmente útil quando muitos usuários trabalham em um computador.
10°) Finalmente foi criado um sistema de abas para o Nautilus. Agora poderemos criar divisões para facilitar nossa navegação nos arquivos.
11°) Foi implementada uma atualização no Synaptic a qual fará com que suas pesquisas retornem os resultados em um momento. Basta escrever o que você está procurando (por exemplo, “áudio”) e os resultados serão exibidos quase que instantâneamente(e você nem precisa pressionar a tecla Enter).
Algumas outras mudanças incluem: Softwares para RAID na BIOS / suporte ao FakeRAID , melhor suporte ao Flash, mais rápida instalação de DVD, integração do PackageKit(kit de pacotes) , uma melhor gestão de energia, correção ortográfica e de melhorias na estrutura menu.
Além das mudanças citadas, há outras que poderão ser adquiridas no site e no fórum do Ubuntu, mas das mudanças anunciadas, as que citei acima certamente farão grande diferença aos já adeptos do sistema.
Atualização do GNOME
O ambiente gráfico será atualizado para a versão 2.24 (release notes completo:
http://library.gnome.org/misc/release-notes/2.24/)
Desejando mais informações, acesse
http://ubuntuforums.org/