FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 06/04/2017 - 20:06h
Depende da placa de rede que veio com ele.
Eu tenho um Lenovo Ideapad 310, e o Wi-Fi dele funciona quase que perfeitamente. A placa de rede dele é da Qualcomm, uma QCA9377. Ela tem, raramente, sérios problemas de estabilidade, que fazem com que o Windows ou Linux congelem ao inicializar, e algumas atualizações podem fazê-la se tornar instável (em ambos os sistemas).
Ambos os eventos são raros, mas acontecem. Para resolver o congelamento, é só desligar pelo botão (o HD para porque o sistema desiste de ligar), e ligar após alguns segundos. Para resolver a instabilidade, só reinstalar alguns pacotes que resolve (os "80 mágicos" da ath10k, que dão só 44 MB de tamanho).
Com vários sistemas, ela não funciona inicialmente. No entanto, quando são instalados os pacotes não gratuitos, ele tende a funcionar. O grande problema, para que os módulos da QCA9377 não venham já instalados, é que o módulo mesmo é um arquivo binário, logo não é compatível com a filosofia de várias distribuições.
Nos firmwares não livres, deve haver módulos da Qualcomm, para ath10k nesse caso.
Entre os sistemas testados que funcionaram pra mim desde o início:
(X)(L)(K)Ubuntu(Mate)(Gnome) 16.04;
CentOS 7;
Fedora Workstation 25.
Sistemas testados que provavelmente funcionariam, se eu instalasse o firmware não livre:
Debian 8.7.1.
No caso dos buntus, eu recomendo grandemente o uso do linux-generic-hwe-16.04 ao invés do linux-generic. Com o Kernel 4.8, há maior suporte, especialmente para o vídeo.
De todos os testados, o que melhor funcionou foi o CentOS 7. Ele faz tudo certo, enquanto o Ubuntu 16.04 ainda peca com o gerenciamento de energia (é para resolverem isso logo, já tem o patch mas ainda não foi publicado).