al0ne_battousai
(usa Fedora)
Enviado em 01/01/2012 - 23:58h
Caros,
Em um projeto na faculdade, tinhamos um desafio que era implementar uma solução em software para um domínio AD, com windows server 2008, de onde podiamos administrar o domínio tanto pelo windows, como pelo Linux, da forma mais transparente possível
Confesso que durante todo o semestre emperrava no bind, ou kerberos, ou configuração dos shares, ou ainda integração com o ldap, que não sabia que o samba 4 já o tem embutido.
Entretanto, como todo aluno, na última hora, no dia da entrega consegui com o debian 6 e o repositorio unstable, consegui instalar, configurar e admnistrar o domínio active directory instalado no samba 4.
Em nossos testes usamos o dsa.msc para gerenciar gpos, criar e remover usuários, alterar senhas, criar grupos. Também foi usado o phpldapadmin, para no linux efetuar a gestão do domínio.
Ficou muito bom o resultado.
Como premissa, e pela própria documentação, não é recomendado utiliza-lo em ambiente de produção, já que em alguns momentos nesses testes, alguma coisa simplesmente parava de funcionar, sem mensagem de erro, ou causa conhecida. Era necessário reiniciar o serviço e muitas vezes as maquinas clientes.