Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 11/12/2013 - 18:27h
gianlhs escreveu:
Bom dia galera!
Estou com a seguinte situação: Tenho um servidor DHCP na rede que distribui IP's (nada de anormal até aqui). Preciso iniciar um servidor para thin clients que vai ser também servidor DHCP para montar uma subrede independente da rede atual, composta somente de máquinas thin client. A rede atual é 192.168.0.0 por exemplo e minha rede thin client deverá ser 192.168.4.0. A questão: como colocar os dois DHCPs funcionando paralelamente sem que máquinas de uma rede consulte do servidor da outra?
Coloquei um deles como autoridade mas estou com dificuldade para fazer com que este saiba reconhecer quais máquinas ele pode entregar IP e quais ele deve redirecionar pro outro servidor. Bloquear MAC seria exaustivo porque o número de máquinas é muito extenso.
Bem se puderem contribuir com idéias agradeço.
O grande problema é como cada máquina da rede lógica conectada fisicamente na mesma rede saberá em qual DHCP "pegar" IP.
Sugestão 1: Avisar verbalmente as máquinas, chegar no computador tal e falar para o gabinete: -"Olha, tu vai pegar IP do dhcp tal!" (acredito que essa sugestão não irá funcionar).
Sugestão 2: Amarração por MACs, como já citado.
Sugestão 3: Definir um lease time para o DHCP authoritative e outro lease time para o secundário (dê um delay entre um e outro). Porém, para tanto, você deverá na primeira vez ligar somente as máquinas que irão "pegar" DHCP no authoritative ou vice-versa. Mas não é um método seguro, de vez em quando uma máquina ou outra poderá pegar IP no DHCP errado.
Sugestão 3: Criar duas subnets com um DHCP somente e amarrar os MACs da rede menor (thin cliente, sei lá) somente para uma subnet, as outras máquinas que não estarão com o MAC amarrado "pegarão" IP da outra subnet.
Sugestão 4: Criar um script que faça o mesmo da sugestão 3.
Sugestão 5: Criar um arquivo /etc/ethers amarrando o IP ao MAC da rede lógica menor, um por linha, assim:
192.168.4.2 00:00:00:AA:BB:CC
192.168.4.3 00:00:00:CC:DD:EE
E automatizar na inicialização chamando
arp -f
Esse comando carrega o que tem em /etc/ethers.
E depois criar um script utilizando o arquivo /etc/ethers definindo qual DHCP utilizar.
Sugestão 6: Acabaram-se minhas sugestões.
Como você pode ver, é difícil escapar da amarração por MACs, pois é a única forma de cada máquina saber qual DHCP utilizar (a não ser avisando verbalmente, o que não é um método seguro).
Adendo: você pode configurar um DNS com dois domínios e configurar um domínio em cada escopo de cada subnet (option domain name "domínio.com"). Somente daria um pouco de trabalho configurar os domínios em cada máquina de cada sub-rede.
Outro adendo: dependendo de como for teu switch, das funcionalidades que ele oferece, você pode definir nele quais portas usarão qual faixa de rede.