Eu tenho uma estrutura de diretório restaurada com o maravilhoso programa photorec, que está mais ou menos assim.
recup_dir.1 ... recup_dir.1021
Segundo este mesmo programa, até agora tenho em em total cerca de 334.448 arquivos em txt. Dito isto, eu tenho aproximadamente 80~10 arquivos neste formato que me são deveras importantíssimos (Poesias e notas de autoria própria).
Esqueci de mencionar que os arquivos estão dispostos de maneira aleatória nestes diretórios de maneira que podem existir dois arquivos que desejo resgatar, no diretório recup_dir.4. Nenhum no recup_dir.9 e mais alguns por exemplo em recup_dir.832. Outro problema, o nome destes arquivos são sequencias de números e letras em significado evidente.
O comando abaixo leva uma eternidade para vasculhar todos os diretórios, e imaginem que estou usando uma máquina que é um Atom64 com 2GB de RAM. Sim, rodando um live-usb ainda por cima ( é forte esse Linux, hein?). Eis o comando:
grep -R "palavra" /pastapai/recup_dir.*/*.txt
Então eu pensei em primeiro filtrar todos os arquivos txt de todas estas pastas, colocar eles em uma outra separada, e aqui gostaria de fazer uma pergunta. Geralmente usando o comando cp eu sei que consigo copiar um arquivo de um destino para outro, mas gostaria de recortá-lo neste caso, a fim de consumir menos espaço em disco. Alguém poderia me explicar como utilizo isso junto ao comando cp, ou qualquer outro comando que seja?
Voltando.
A nível de organização, acredito que seja melhor criar um outro script, que vai ser parecido com este acima ( o do grep). O jeito que eu consigo imaginar esse script é pedir ao usuário uma palavra, e setar a busca nesse novo diretório onde há apenas os arquivos txt, listar os arquivos e no caso de existir dois ou mais arquivos com a mesma palavra sejam criados arquivos com nomes distintos para cada arquivo. Um pequeno exemplo.
ff31231239.txt
"batatinha quando nasce se esparrama pelo chão
a rosinha quando chora, é por falta de emoção"
ff312365463.txt
"De quando em quando me pego pensando nela
a cidade chora em memória, já dizia ela"
Ambos arquivos tem palavras como "quando" e "chora".
Onde eu setasse que a palavra a ser buscada entre os arquivos deveria ser "quando", estes dois arquivos fossem renomeados respectivamente para -> poesia01.txt, poesia02.txt.
Só de explicar eu já imagino que deve ser um inferno escrever algo assim, ou no mínimo para quem nunca escreveu script nenhum. Quero deixar claro que não estou pedindo para ninguém fazer o script para mim ( ainda que agradecesse muito, caso o ocorresse, pois preciso dessas poesias para uma feira da cidade). O que peço são nortes para poder recuperar esse material que é muito importante para mim.
A todos que se derem ao trabalho de ler, vos agradeço muito.