paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 30/11/2012 - 15:08h
/bin/laden escreveu:
Beleza!
O problema dos caras que já estão num nível "mais avançado" é o de achar que os iniciantes devem entender um código "mais complexo" logo de cara! De que adianta você "jogar" pra um cara que mal sabe o que é um loop e como ele funciona, que nem sabe direito o que são parâmetros posicionais, etc... ??? Desse jeito você só vai confundir ainda mais a cabeça do cidadão que tá engatinhando! Por isso sou adepto de códigos básicos, simples e "inteligíveis" para os iniciantes. Assim o cara vai entendo o funcionamento básico da coisa e com o decorrer do tempo (e prática) vai desenvolvendo suas habilidades e melhorando de nível!
Flw!
Se ele está sendo cobrado de fazer
loops no código, é de se esperar uma de duas coisas: que ou ele já teve aulas sobre tais estruturas de repetição ou que ele tenha tido a instrução de pesquisar a respeito. A mesma coisa se deve dizer dos argumentos do shell ou de funções.
Nunca fui adepto de ensinar coisas erradas ou mesmo excessivamente simplificadas por causa da suposição da incapacidade de quem está aprendendo de receber a mensagem correta. Quem quer aprender, ao receber uma informação que não compreendeu, vai perguntar sobre os pontos em que tiver dúvidas. E quem quer ensinar saberá que haverá dúvidas por parte dos aprendizes interessados.
Duvido que você gostasse, estando no lugar de pupilo (e principalmente num ambiente público, como este fórum), de alguém que fizesse pressuposições negativas a respeito de sua inteligência ou sua capacidade. Então, por que fazer isso a outrem?
Por fim, é particularmente embaraçoso usar a suposta ignorância alheia como justificativa para suas próprias falhas. Mais digno seria assumir um erro e corrigir-se do que ser um refletor de culpa, principalmente quando a questão claramente não tem qualquer relação com simplificação didática, como no caso dos primeiros programas postados, cujos algoritmos, mostrados por alguém que se propôs a ensinar, eram simples mas incorretos.