Bi4
(usa Linux Mint)
Enviado em 22/05/2017 - 21:03h
Criar um programa em shell script que implemente o jogo da velha.
a) O jogo da velha é jogado em turnos alternados entre dois jogadores. O jogo passa-se num
tabuleiro de 3×3 posições nas quais os jogadores fazem suas marcas em uma das
posições durante as rodadas, como mostrado na figura abaixo. O jogador que inicia a
partida utiliza o símbolo “X”, enquanto que o segundo jogador utiliza o símbolo “O”;
b) Cada jogador é livre para colocar uma marca em qualquer posição no seu turno, desde
que a posição esteja vazia (sem marcas). Ao colocar uma marca no tabuleiro, a jogada
passa para o próximo jogador, aonde o processo é repetido até que um dos jogadores
vença, ou até o tabuleiro ser completamente preenchido, situação na qual ocorre
empate;
c) A vitória ocorre quando um jogador consegue colocar três símbolos em sequência, seja
em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a figura abaixo.
Observações:
1) Não deve ser permitido ao jogador inserir o ‘X’ ou o ‘0’ em uma posição que já tenha um
símbolo inserido. Caso tente inserir em um posição que já tenha um símbolo inserido,
deve-se informar o jogador com uma mensagem de alerta informando-o e em seguida
que seja sugerido uma nova posição;
2) Não deve ser permitido colocar valores de posições maiores que 2 e menores que 0.